Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A INTERFERÊNCIA DOS FATORES SOCIOAMBIENTAIS NAS ORGANIZAÇÕES 4
2.2 A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA FÓSSIL..............................................................4
2.3 AS INDÚSTRIAS PETROLÍFERAS ENTRE AS EMPRESAS MAIS RICAS DOMUNDO........................................................................................................................4
2.4 A CRISE DO PETRÓLEO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO SETOR INDUSTRIAL 4
2.5 UMA ANÁLISE SOBRE A FALTA DE INVESTIMENTOS EM ENERGIA LIMPA
2.6 LEIS AMBIENTAIS E AS FORMAS LEGÍTIMAS DE DOMINAÇÃO
2.7 COERÊNCIA E INCOERÊNCIA TEXTUAL......................................................
2.8 O PAPEL DOS ADMINISTRADORES DA PETROBRÁS FRENTE AOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS DAATUALIDADE..................................................
2.9 PLANEJAMENTO E IMAGEM ORGANIZACIONAL..........................................

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE EMPRESAS QUE REALIZAM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 5

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................6REFERÊNCIAS.............................................................................................................

INTRODUÇÃO

A responsabilidade socioambiental das empresas é um tema atual e, nos últimos anos, vem sendo consolidada à crença que as empresas devem assumir um papel mais amplo perante a sociedade que não somente o de maximização de lucro e criação de riqueza. Este tematem se apresentado cada vez mais importante no comportamento das organizações e tem exercido impactos nos objetivos e nas estratégias das empresas.

DESENVOLVIMENTO

O conceito Responsabilidade Socioambiental surgiu da junção dos conceitos de Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. Responsabilidade social é toda aquela que cuida das pessoas em sentido amplo,geralmente utilizando recursos de filantropia. Responsabilidade ambiental é aquela que está preocupada com a ação devastadora do homem em relação aos recursos naturais esgotáveis. Fazendo uma junção das duas, têm-se a responsabilidade socioambiental, que na verdade nunca houve separação entre as duas, apenas o homem percebeu que necessita viver em uma sociedade mais justa e um local adequado para seviver.

Entretanto, podemos elencar aqui alguns sérios problemas ambientais que enfrentamos na atualidade: poluição, desmatamento, queimadas, lixo em excesso. E alguns problemas sociais, como fome, desemprego, falta de assistência médica, crianças sem acesso à escola, etc.

1 A INTERFERÊNCIA DOS FATORES SOCIOAMBIENTAIS NAS ORGANIZAÇÕES

Algunsfatores socioambientais podem interferir no funcionamento de uma organização. Aliás, tudo aquilo que acontece de modo a fazer um trabalho desandar, é considerado um fator de interferência. Nas organizações, o que mais se evita são problemas que causem alguma disfunção no andamento de alguma tarefa. Exemplos:
Uma indústria de laticínios, se ela não tiver um sistema de tratamento doesgoto, proveniente da sua operação, ela irá contaminar solo e água. Isto é um problema ambiental. Já um presídio, por exemplo, se não tiver um bom sistema de segurança, irá causar um problema social.
A empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática da responsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os dasociedade. Sem ética nos negócios não existe responsabilidade social. (ETHOS 2008).

1 UTILIZAÇÃO DE ENERGIA FÓSSIL

A sociedade passou a utilizar a energia fóssil de maneira mais extensiva a partir da Revolução Industrial do século XVIII. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as...
tracking img