Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
urso de Licenciatura em Química Presencial
Especial Professor: Luiz Carlos Tedesco
QUÍMICA GERAL I Experimento: TESTE DE CHAMA
Componentes do grupo:
Janine Seda Maria Auxiliadora Barbosa
Vitória, 29 de maio de 2010
O teste analítico qualitativo de espectrofotometria de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro deemissão característico para cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante
O teste de chama apenas fornece informação qualitativa, baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado,produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.
Devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama é possível identificar a presença de certos elementos. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico emitindo luzes quandoretornam ao seu estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
O Bico de Bunsen é empregado em laboratório como fonte de calor para diversos procedimentos, o combustível normalmente é o gás liquefeito dopetróleo e o comburente é o oxigênio do ar atmosférico que em proporção adequada permite obter uma chama de alto poder energético. Este equipamento possui uma chama suficiente para excitar uma quantidade de elétrons. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Porém, a quantidade deelementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.
Objetivos: 1. Conhecer o funcionamento do Bico de Bunsen; 2. Reconhecer regiões da chama do Bico de Bunsen; 3. Detectar através do ensaio por via seca os elementos, teste analítico qualitativode espectrofotometria de chama; 4. Utilizar os conhecimentos de Segurança em Laboratório.
Béquer Bico de Bunsen Cabo de Kole Fio de Monel (Liga de Ni-Cr) Fósforos Vidro de relógio HCl 6 mol/L
BaCl2 CaCl2
CuCl2 KCl
NaCl
SrCl2
A) Bico de Bunsen
De acordo com as normas de segurança do laboratório ligou-se o bico de bunsen pela torneira de borracha com as janelas fechadas para observar achama produzida pela combustão incompleta do gás. Foram abertas gradativamente as janelas do bico e observada alterações na chama. Em ambiente escuro observaram-se as zonas da chama testa com um palito de fósforo as regiões de zona oxidante e redutora. Também aprendeu-se a forma correta de desligamento do bico de bunsem para prevenir de gás e/ou explosões.
B) Teste analítico Qualitativo deEspectrofotometria de Chama
Utilizou-se o fio de Monel fixado na extremidade do cabo de Kole e foi feita a sua limpeza com solução de ácido clorídrico 6 Mol L-1 e em seguida leva-se o fio à chama na região oxidante, para eliminar resíduos que atrapalhem a identificação da chama.
Para a execução do teste da chama mergulhou-se o fio na solução de ácido clorídrico contido em um béquer e, então em umaporção da substância em análise, de modo que esta ficou aderida ao fio. Levou-se o fio contendo a amostra à zona oxidante inferior da chama e, então, observou-se a cor transmitida na chama. Foi repetido o procedimento de limpeza do fio e foram testados outros sais.
A) Bico de Bunsen
A regulagem do Bico de Bunsem permite a observação da combustão completa, caracterizada por uma chama...
tracking img