Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO EMPREENDEDORA

LOGÍSTICA NA EMPRESA

Resumo Balanced Scorecard

Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a tecnologia da informação e os softwares de ERP como soluções de apoio,relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.
Os requisitos para definição desses indicadores são baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégiaempresarial, sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.
➢ financeira;
➢ clientes;
➢ aprendizado e crescimento;
➢ processos internos.
Seu surgimento está relacionado às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, o que não deixa de ser um dos problemas do planejamentoestratégico, uma importante ferramenta de gestão estratégica.
O BSC é uma ferramenta de gestão sob a qual orbita um novo modelo organizacional chamado de Organização Orientada para a Estratégia. Serve para alinhar as unidades de negócio, as unidades de serviço compartilhado, as equipes e os indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, ou seja, alinhá-los à estratégia da empresa. O nomeBalanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendência e ocorrências, e entre perspectiva interna e externa do desempenho.
Também é utilizado como ferramenta de gestão e para estabelecer metas individuais e de equipes, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedbacke aprendizado estratégico.

Definição do BSC

Definido como um sistema de gestão estratégica, o BSC também é classificado como um sistema de suporte à decisão, pois pretende reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia, onde recebe críticas focando também a comunicação da estratégia e o feedback de seu cumprimento.
É considerado uma ferramentaque materializa a visão e o crescimento. Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento de produtividade.

Objetivos do BSC

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelasseguintes ações:
• Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;
• Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos;
• Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas;
• Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

Componentes do BSC

Mapa estratégico descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si edistribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).
Objetivo estratégico é que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.
Indicador é como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo.
Meta é o nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários.
Plano de ação são os programas de ação-chave necessários para se alcançar os objetivos.Perspectivas no BSC

Perspectiva financeira - O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.

Perspectiva dos clientes - A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a...
tracking img