Conceito de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gasto
É o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex: gastos com mercadorias, gastos commatéria-prima, gastos com pessoal, gastos com energia,etc.

Investimento
É um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e tem maior vida útil, sendoconsumidos ou vendidos em maior tempo. Ex: máquinas, equipamentos, infraestrutura, veículos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, ações de empresas, participações em empresas, etc.

Custo
É o gastoefetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex: matéria prima de um produto, energia elétrica na produção, mão de obra utilizada naprodução, etc.

Despesa
São bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. Ex: comissões s/ vendas, despesas financeiras, material de expediente, mão de obra setor administrativo,contabilidade, diretoria, etc.

Desembolso
É o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço. É o desencaixe financeiro.

Perda
É o bem ou serviço que se consome de forma anormal ou involuntária.Custos Diretos e Indiretos
Custos Diretos
São custos diretos aqueles relacionados diretamente com a produção do produto (bem e serviço), no qual podemos ter uma medida fiel do gasto realizado. Porexemplo, a quantidade de matéria prima utilizada na produção de um bem, é algo mensurável.
Podemos determinar o custo da matéria prima utilizada, mesmo que tenhamos vários produtos.
Exemplo 1Materia Prima Produto
Milho Quirera
Milho Amido

Exemplo 2
Mão de obra direta

Custos indiretos
É o custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado oualocado com base em algum critério. Por exemplo, não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com...
tracking img