Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 4
3 ENERGIAS SUSTENTÁVEIS ...................................................................................6
4 COERÊNCIA E INCOÊRENCIA NA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL....................................................................................................10
5 AÇÃO SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO COM RESPONSABILIDADESOCIOAMBIENTAL....................................................................................................12
5.1.1 Funções do Planejamento da Imagem Organizacional.....................................13
5.1.2 Ponto de vista teórico administrativo das questões socioambientais ........14
5.1.3 Empresas locais e a preocupação socioambiental...........................................14
6CONLUSÃO............................................................................................................16
7 REFERÊNCIAS.. 17



INTRODUÇÃO

As organizações são entidades que capacitam à sociedade, bem como fornecem meios de subsistência para muitas pessoas,
Hoje, a sociedade vive um momento social e econômico em que se tem um risco constante da escassez derecursos, portando, as organizações têm o dever de se adequar as necessidades sociais e naturais. Com isso, foram criados vários programas sobre a responsabilidade socioambiental, que visa melhorar a qualidade dos serviços, utilizando recursos que não sejam agressivos a natureza.
Este estudo tem, também, por objetivo destacar a boa atuação da administração, suas teorias e suaaplicabilidade dentro do tema responsabilidade socioambiental, trazendo os principais problemas enfrentados no momento, bem como o contexto histórico das crises enfrentadas pela principal fonte de energia utilizada pela sociedade, o petróleo.
Neste contexto, o estudo, visa também, abordar a teoria da ação social e da dominação, de Weber, para explicar e comparar, abrangendo os diferentesaspectos da responsabilidade socioambiental.
Em se tratar de organização, o trabalho pretende mostrar a contribuição do administrador na política socioambiental e, a importância da construção da imagem planejada, além da teoria administrativa destas questões.
Por analisar a principal indústria petrolífera nacional, este estudo contém uma análise de discursos, uma vez que aempresa tem uma política socioambiental, mas vem causando tragédias e impactos ambientais.
A aplicabilidade da responsabilidade social e ambiental também é demonstrada na prática, através de exemplos de empresas que estão promovendo sua imagem e, contribuindo com a construção de uma sociedade com costumes sustentais.
O fato das empresas exercerem o papel de principaiscontribuintes para a degradação ambiental é o que deve estimular que tentem ao menos reverter os danos caudados, para desta forma, serem agentes que contribuam para o futuro sem escassez e com boa qualidade de vida.

. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL



Responsabilidade socioambiental pode ser conceituada com um conjunto de ações que promovem o desenvolvimento que promovem odesenvolvimento com comprometimento com o meio ambiente e áreas sociais como fome, direito ao lazer, entre outras que contribuem para uma sociedade mais justa, que agregando valor à imagem da empresa.
Vale associar a responsabilidade social com o desenvolvimento sustentável, pois, a responsabilidade para com o ambiente pode garantir a não escassez de recursos naturais, bem como umarelação melhor entre a sociedade e o ambiente, até mesmo contribuindo para evitar riscos futuros como impactos ambientais ou até mesmo processos judiciais em decorrência de uma postura incorreta, lembrando que a empresa que promove suas atividades com responsabilidade socioeconômica tem uma imagem promovida.
Atualmente a sociedade vem sofrendo com problemas socioambientais, que...