Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE ANHANGUERA DE CAXIAS DO SUL
ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ANDRÉIA LARISSA DA SILVA RA: 4137219068
BRUNO SENA DAS NEVES RA: 4115216404
DARLENE RODRIGUES FERNANDES RA: 4137217973
MARIA SOLECI FERREIRA VARELA RA: 4108198585
SHEILA MORAES RA: 4115210038

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Caxias do Sul
2010
RESUMO

Na segundametade do século XX, com o desenvolvimento da indústria e a falta de condições de vida no meio rural, o País assistiu a um êxodo sem precedentes, de uma população que buscava nos centros urbanos melhores condições de vida. Esse adensamento urbano, sem planejamento nem controle, se de um lado ofereceu a uma parcela da população acesso ao trabalho e melhores condições de vida, por outro lado causouum desequilíbrio econômico, social e ambiental que não se conseguiu solucionar até o presente. A falta de moradia é um dos problemas que se enfrentam hoje, ocasionando invasões em áreas de risco ou de fragilidade ambiental ou ainda em espaços legalmente protegidos. Muitas vezes essas invasões causam danos ao meio ambiente por um lado e, por outro, põem essas populações sob risco de acidentes edoenças veiculadas pela água, já que nessas áreas não se permite a implantação de infra-estrutura de saneamento. Além disso, as dificuldades de locomoção propiciam a instalação de quadrilhas, piorando a vida daqueles que lá estão simplesmente pelo fato de não terem outra área para habitar. Essa questão vem exigindo dos Poderes Públicos Municipais a adoção de políticas de habitação, associadas àefetiva prestação dos serviços públicos essenciais. Todavia, a implantação dessas políticas não se realiza sem um grande esforço por parte dos Poderes Públicos. A transformação da norma legal que estabelece política pública em um fato social é um dos grandes desafios que se enfrentam nos dias de hoje.
Alguns autores apontam, além das dimensões ambiental, econômica e social, as dimensõescultural, geográfica e política do desenvolvimento sustentável. O presente trabalho visa contemplar a dimensão ambiental da sustentabilidade capaz de atender as necessidades desta geração, sem comprometer as gerações futuras.

Palavras-chaves: Sustentabilidade, Politica Nacional do Meio Ambiente, Saneamento Ambiental, Planejamento Ambiental, conservação da água e. habitação

SUMÁRIOIntrodução 3

1 SUSTENTABILIDADE 4

2 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 7
2.1 PRINCÍPIOS POR TRÁS DE POLÍTICOS PARA A SUSTENTABILIDADE 11

3 SANEAMENTO AMBIENTAL 13
3.1 SANEAMENTO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE CAXIAS DO SUL 13

4 PLANEJAMENTO AMBIENTAL 23

Bibliografia 29

Introdução

Diante das mudanças dos ecossistemas e do clima, em conseqüência da atividade humana, osgovernos, as organizações, a sociedade e as pessoas estão buscando soluções conjuntas para reverter aos impactos negativos dessas mudanças, visando a sustentabilidade do planeta.
Nunca antes se ouviu falar tanto de sustentabilidade como nos dias atuais. Mas afinal o que é sustentabilidade?

1. SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com acontinuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, é uma forma de desenvolvimento sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas e o uso dos recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meioambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele depende para sobreviver.Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável.No entanto, não é bem assim.Mesmo nas atividades altamente impactante no meio ambiente como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e todas as outras, a...
tracking img