Mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."
Platão

Introdução

Pode-se dizer que a filosofia surge como rompimento da visão mítica do mundo, introduzindo uma nova maneira de pensar e compreender o mesmo. A filosofia antiga teve início no século VI a.C. e se estendeu até a decadência do império romano no século V d.C.Desde a antiguidade o homem, abre um leque de questionamentos sobre sua existência e tudo o que existe em sua volta. Diversos povos e culturas nas sociedades antigas levantaram tais questionamentos, mas eles encontravam essas respostas nas explicações míticas. Entre todas as mitologias, a grega se destaca, pois tinha uma religião politeísta- acreditava em vários deuses, tudo que acontecia ou deixavade acontecer era responsabilidades dos deuses desde a criação do universo até aos fenômenos naturais como a chuva, o vento, os trovões, etc.
Num determinado momento esse modelo mítico começa a ser questionado, durante as viagens marítimas faziam com os gregos acreditassem que as históricas mitológicas eram apenas fantasiosas que os poetas daquela época contavam sem nenhuma comprovação, à medidaque descobria que os fenômenos da natureza passavam por constantes mudanças durante o mesmo período, os faziam refletir que nada tinha a ver com os deuses.
Destes intelectuais questionadores, surge na Grécia antiga a Filosofia como busca de saber, de fundamentos, onde quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos, como busca de um saber racional.
Os primeiros filósofos gregos,geralmente chamados de pré-socráticos. Tales de Mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, dedicaram-se a especulações sobre a constituição e a origem do mundo. O principal intuito desses filósofos era descobrir um elemento primordial, eterno e imutável que fosse a matéria básica de todas as coisas.
Os mitos foram segundo Platão e Aristóteles a matériainicial de reflexão dos filósofos. 

Os mitos
Hercules era o nome em latim dado pelos antigos romanos  ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. Várias características dos deuses gregos foram incorporadas aos deuses romanos. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povosda Itália de Recaranusou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.
Hércules pode ser identificado por seus atributos; como a pele de leão e clava e nos mosaicos era mostrado com a pele bronzeada, quase negra, um aspectoconsiderado viril.
Apesar de ser um campeão e um grande guerreiro Hércules também se utilizava de trapaças e de truques sujos a seu favor. No entanto, tornou se renomado por ter deixado o mundo seguro para a humanidade ao destruir diversos monstros perigosos. Seu auto sacrifício lhe obteve a ascensão aos reinos do Monte Olimpo, onde recebeu as boas vindas dos deuses.
Os europeus o adotaram como umafigura heróica que já havia sido influenciado pela cultura grega. No século IV a.C., ele aparece sempre em versos dos espelhos de bronze etruscos. Bens sepulcrais muito utilizados por aquele povo.
As referencias especificas ao herói se perderam, juntamente com toda a literatura etrusca, porém a imagem do Hércules maduro, bárbaro, sendo amamentado por Uni (Juno para os romanos), registradodistintivamente etrusco.
A seu respeito há uma infinidade de mitos, a mais famosa das quais é o ciclo de aventuras que recebeu o nome de Doze Trabalhos: matar o leão de Nemeia, matar a hidra de Lerna, capturar o javali de Erimanto, capturar a corça de Cerinéia, expulsar as aves do Lago Estínfalo, limpar as estrebarias de Aúgias, capturar o touro de Creta, capturar os cavalos de Diómedes, obter o...
tracking img