Responsabilidade social e ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

FACULDADE CASTELO BRANCO

CURSO: Direito

Material de Apoio para Estudo
Prof. Marcos Franklin Sossai

Parte 01 – Revisão 1

CONCEITOS BÁSICOS DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

ECOLOGIA

A ecologia é um ramo da biologia que estuda as relações entre os organismos vivos e entre os organismos e seus ambientes. Apalavra Ecologia foi proposta pela primeira vez pelo zoólogo e biólogo alemão Ernst Haeckel, em 1869 e deriva do grego “Oikos”, que significa casa e “Logos”, que significa estudo. Assim, literalmente, ecologia significa o estudo do “lugar onde se vive” (Odum, 1983).

O estudo do ambiente da casa inclui todos os organismos contidos nela e todos os processos funcionais que a tornam habitável. Aecologia, portanto, trata do estudo das interações entre os organismos que vivem em um ambiente em constante mudança, conectadas no tempo (evolução) e no espaço (padrões de distribuição).

No início do século XX, a ecologia era ainda um estudo descritivo da natureza, uma espécie de história natural, que se inspirava nos trabalhos dos grandes exploradores e observadores da natureza do século XIX.Logo se seguiram estudos mais pormenorizados sobre o meio em que vive determinada espécie e suas relações de simbiose ou de antagonismo com outras espécies. Surgiu, assim, a auto-ecologia ou a ecologia centrada em uma só espécie e no seu meio físico de atuação. Suas aplicações foram e continuam sendo importantes, sobretudo no que diz respeito às pesquisas sanitárias sobre os transmissores de doençase à prevenção anti-parasitária. Mas cada espécie, mesmo quando estudada juntamente com outras que influenciam diretamente, não é senão a minúscula parte de um conjunto formado por milhares de espécies vegetais, animais e microbianas que ocupam determinado espaço: uma floresta, um lago, uma planta.

MEIO AMBIENTE

A expressão “ambiente” tem sua origem no latim “ambiens”, significando “querodeia”. Já a expressão “meio ambiente” é definida de várias maneiras:

• As circunvizinhanças de um organismo, incluindo as plantas, os animais e os microorganismos com os quais ele interage (Ricklefs, 1993);
• O mundo biótico e abiótico (Morán, 1990);
• O conjunto de todas as condições e influências externar que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo (Batalha, 1987);• O meio físico, químico e biológico de qualquer organismo vivo (Pope, 1991).

A Lei 6938/81, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, define meio ambiente em seu artigo 3° como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Percebe-se que as definições apresentadas possuem comocaracterística principal a exclusão do homem como componente do meio, ou seja, elas são essencialmente biológicas.

Natureza ( termo genérico que designa os organismos e o ambiente onde se vivem (Dicionário de Ecologia e Ciências Ambientais, 1998). Então, podemos dizer que natureza é sinônimo de Meio Ambiente.

O que as definições de meio ambiente apresentadas nos levam a pensar?

Será quetrabalhamos e interferimos no ambiente e não fazemos parte dele?
Elas expressam o ambiente sendo tratado como objeto científico, desconsiderando-se as inter-relações existentes no trinômio Homem-sociedade-natureza, o que contribuiu para a geração de um modelo reativo de desenvolvimento, ou seja, os problemas ambientais sempre são tratados após suas constatações, de forma corretiva, e não de formapreventiva.

Tudo isso gerou a necessidade da mudança de paradigma. Assim, novos conceitos passam a ser apresentados com a inclusão do homem, como segue:

O meio ambiente constitui “o resultado de processo de origem natural, não humana, e de ações antrópicas; essas ultimas adquirem uma importância considerável, pelo fato de interagirem com os processos naturais a ponto de conseguirem...
tracking img