O quinze - resumo do livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O quinze, é o romance de estréia da escritora Rachel de Queiróz, o título faz referencia a grande seca ocorrida em 1915, de que a escritora tanto ouviu falar. A traduçãofrancesa de O Quinze, publicada em 1986, se chama L’année de La grande sécheresse (O ano da grande seca).

Ceição convence a Mãe Nácia a partirem. Vicente quer ficar,salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família. Chegará
à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retiranteem meio à seca. A fome e o cangaço.

Aqui está o drama da terra. Que drama é esse, que está em O Quinze, no Lampião, em A Beata Maria do Egito, em João Miguel e em certaspáginas de Dôra, Doralina e em Memorial de Maria Moura? É o drama da terra, ou o duelo entre o homem e a terra, numa perspectiva euclidiana de autentico desafio. Rachelexprime os anseios e angustias de sua região brasileira, integrada numa dimensão ficcional que se inaugura com A Bagaceira, de Jose de Américo Almeida, em 1928. Livroverdadeiramente brasileiro, notou Augusto Frederico Schmidt, no artigo em que saudou O Quinze, a 18 de agosto de 1930. E Schmidt estranhava que não houvesse nenhum derramamento,nenhum sentimentalismo, nesse romance sobre a seca, escrito por uma jovem. Simplicidade, eis a sua virtude básica.

Sim, livro de pessoa “simples, grave e forte, para quema vida existe”, concluía Schmidt. Toda a obra posterior de Rachel está em O Quinze. Nele há duas ações paralelas –o retirante com seu drama e a comunicação impossível entreCeição e Vicente. Livro no fundo amargo, porque é o livro do amor irrealizado.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/romance/2198597-quinze-resumo-livro/#ixzz1fKyYxU00
tracking img