Responsabilidade social e meio ambiente - com respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA
QUESTIONÁRIO

Curso Ciências Contábeis Período Letivo 2011/2
Semestre 2º Sem Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Nome do tutor presencial
Nome Professor EAD Edilene Maria de Oliveira
Nome Aluno(a)

RA

ORIENTAÇÕES
 Leia as questões abaixo e responda individualmente.
 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word97-2003 (.doc), contendo:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Conteúdo das respostas das questões
4) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle
5) Prazo de Entrega/postagem no Moodle – 28/11 à 02/12.

Lembrem-se !

 Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conformeas datas previstas no cronograma de aula, ou seja, do dia 28 de Novembro à 02 de Dezembro de 2011, impreterivelmente.
 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 3,0 (três).
Atividade Avaliativa Questionário

Questões Dissertativas

Questão 1 (1,0).

Diante dos sinais de mudança climática, identifique quais são as categorias e setores que mais são afetados na região emque você reside. Aponte alternativas para a diminuição desses sinais.
Onde resido é possível observar uma grande concentração de automóveis devido ao fácil acesso comercial da cidade, que por sua vez poluem o ar contribuindo para o aquecimento global, destruição da camada de ozônio, sem falar dos inúmeros problemas respiratórios entre outros de saúde que proporcionam á população. Do meu pontode vista, esse seria um dos principais fatores responsáveis por contribuir com os sinais de mudança climática que automaticamente pioram a qualidade de vida das pessoas que residem e trabalham nesta região.
A primeira alternativa de mudança desse cenário é a conscientização das pessoas da importância do equilíbrio com o meio em que vivem, para que assim, possam criar novas formas de adaptaçãopara melhorias do ambiente em questão. No caso do bairro onde moro, assim como eu faço, as pessoas que trabalham próximo a sua residência poderiam optar por ir e voltar a pé ou de bicicleta. Pequenas ações como esta causam grande impacto no nosso dia-a-dia. Se cada um fizer sua parte podemos mudar muito.
Questão 2 (1,0) .

Leia o seguinte texto: “A iniquidade do acesso a recursos naturais leva,por exemplo, a que os ricos tenham acesso mais fácil à água e energia do que os pobres. Em vários países em desenvolvimento, os pobres pagam de 5 a 10 vezes mais pela água encanada do que as camadas mais ricas da população.” Após a leitura, reflita e responda: você acredita que essa informação é verdadeira? Sabe quais são os valores que estão embutidos em sua conta de água? Aponte uma alternativapara que esse problema seja resolvido.
Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos.
Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do paíscomprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos.
"O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje. Ou seja, quem ganha mais deve pagar mais; quem ganha menos, pagar menos", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação do levantamento, que foi feito por pesquisadores dasdiretorias de Estudos Sociais, Macroeconomia e Estudos Regionais e Urbanos, para contribuir na discussão da reforma tributária.
Os números do Ipea mostram que os impostos indiretos (aqueles embutidos nos preços de produtos e serviços) são os principais indutores dessa desigualdade. Os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)...
tracking img