Responsabilidade social ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4475 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
UFOP




Caio Márcio
João Paulo de Oliveira.
João Semedo
Lucas Máximo
Mayara Alves Barrel





ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS SOBRE AÇÕES ÉTICAS E DE RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO







João Monlevade
2013

Caio Márcio
João Paulo de Oliveira.
João Semedo
Lucas Máximo
Mayara Alves BarrelANÁLISE E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS SOBRE AÇÕES ÉTICAS E DE RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO





Trabalho apresentado no curso de engenharia
de produção pela Universidade Federal de
Ouro Preto, ministrado pelo professor
Jean Carlos M. Alves.



João Monlevade
2013


Introdução

A Responsabilidade Socioambiental surgiu da junção dos conceitos de ResponsabilidadeSocial e Responsabilidade Ambiental, na qual segue as seguintes definições:
A responsabilidade social é a forma de gestão que se define pela
relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com
os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais
compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade,
preservando recursos ambientais e culturais para asgerações
futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução
das desigualdades sociais. (ETHOS (?) apud ALIGLERI,2009).

Já a responsabilidade ambiental surgiu com a percepção que os recursos naturais podem se esgotar através das ações descontroladas do homem.
Baseado nesses conceitos foi realizado uma pesquisa, onde foi escolhida uma empresa para a realização de um questionário sobreo tema. Esse trabalho foi feito por base de um survey realizado na empresa Detronic Desmontes e Terraplanagem S.A., situada na cidade de João Monlevade, Minas Gerais. Com mais duas sedes, uma na cidade de Contagem, também em Minas Gerais e outra na cidade de Serra, Espirito Santo.
A empresa é prestadora de serviços técnicos de desmontes, terraplenagem, movimentações de materiais e limpeza deequipamentos siderúrgicos e seus periféricos e tem como seus valores atuar no mercado com qualidade, liderança e sustentabilidade.
Com o objetivo de conhecer sobre toda a organização, principalmente se há ações éticas e de responsabilidade socioambiental, que foi aplicado a pesquisa nessa empresa.
A proposta final do trabalho é apresentar uma analise onde identificaremos onde a organizaçãopoderia desenvolver algum tipo de ação ética e socioambiental e o que seria essa ação.
II-Referencial teórico

Segundo o dicionário Aurélio, o termo “qualidade” quer dizer: “Propriedade,
atributo, ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e
de lhes determinar a natureza”. (FERREIRA, 1988, p. 541.)

No setor nacional de construção civil, a preocupação com aqualidade inicializou-se em 1994, por meio de um programa de capacitação de empresas construtoras em gestão da qualidade, voltado para pequenas e médias empresa. Mas foi em 1996 que esse movimento realmente tomou força, quando diversas empresas passaram a adotar sistemas de gestão da qualidade de acordo com o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e outros programas,dentre eles a ISO 9001.

Outro projeto de grande importância foi criado pelo Governo de Minas Gerais, chamado, Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PMQP-H), isso é, uma iniciativa que busca adequar a indústria mineira ao processo competitivo pelo qual vem passando o Estado e o próprio País com o advento da abertura econômica. Tendo como principal objetivo, promover odesenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população mineira por meio da implementação de ações relacionadas às atividades dos setores de habitação, saneamento, equipamentos urbanos, minas e energia, meio ambiente e transportes.

Donaire, (1999, p. 51), destaca em seu trabalho a importância de um programas de reaproveitamento de materiais, na área de construção civil, como: reciclagem de...
tracking img