Resistividade eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento da Resistividade Elétrica

Equipe:
Arleildes Neves dos Santos
Denize Silva Santos
Josivan Pereira da Silva
Laiane Varjão

Relatório apresentado,
Experimento da Resistividade
Elétrica, disciplina Física III,
3º semestre, Engenharia Civil
turma A, orientador:
Antonio Luiz.

Salvador, Bahia
2011
Sumario

Resumo
Introdução
Objetivos
Fundamentação Teórica
AparatoExperimental utilizado
Procedimento Experimental
Resultados - Cálculos
Gráfico
Conclusão
Referencias

Resumo

Todos os condutores apresentam uma determinada resistência à passagem de uma corrente elétrica. Essa resistência é denominada resistência elétrica. Nesse experimento foi analisado a resistência elétrica em 4 diferentes tipos de condutores.
A resistividade do material diferencia-sesignificativamente em cada material experimentado, e o objetivo principal dessa experiência foi determinar em que proporção a resistividade diferencia-se graficamente. Montou-se um esquema laboratorial que nos fornecesse inicialmente um comportamento da resistência em um tipo de mesa com 5 fios de materiais onde não se sabe ao certo suas propriedades e secções transversais diferentes. Para issoaplicamos 5 diferentes tensões da fonte em corrente contínua, obtendo 5 diferentes valores de voltagem e corrente dos fios da mesa através do multímetro. A partir do conceito de regressão linear, determinamos por meio de gráficos as respectivas a Resistividade Elétrica de cada material.

Introdução

Usualmente, o primeiro contato que se tem com a grandeza chamada “resistência elétrica”, aconteceem disciplinas do ensino médio, ensino profissionalizante ou mesmo em disciplinas introdutórias dos cursos superiores da área de ciências exatas. Porém existe uma outra grandeza com um nome muito parecido, a resistividade elétrica, ou simplesmente, resistividade. De fato, resistência elétrica (R, electrical resistance) é uma grandeza física que expressa o “impedimento” sofrido pelos portadores decarga, sujeitos à ação de um campo elétrico, ao atravessarem de um ponto a outro em um determinado “corpo”, sendo dependente das dimensões e do tipo de material do qual este corpo é constituído. Por outro lado, resistividade elétrica (ρ, electrical resistivity) é uma grandeza que também está relacionada a um impedimento sofrido pelos portadores de carga, porém, é uma propriedade intrínseca¹ damatéria, sendo independente das dimensões do corpo estudado. Portanto, resistividade é uma propriedade da matéria. Outros exemplos de propriedade da matéria são: índice de refração, calor específico, densidade, dureza, elasticidade, viscosidade, temperatura de fusão, temperatura de transição vítrea, etc.
Neste experimento, estaremos discutindo métodos de medida de resistividade dc em materiaisisotrópicos², nos quais as propriedades elétricas são as mesmas em qualquer direção analisada e que ainda possuam características ôhmicas³. Podemos definir a resistência entre dois pontos quaisquer de um material isotrópico, aplicando-se uma diferença de potencial V (ou tensão elétrica) entre estes pontos e medindo a corrente elétrica i que flui entre eles. Desta forma, a resistência do material serádada pela equação 1.

R=Vi

A equação 1 é a expressão matemática para a lei de Ohm, que é verificada em muitos materiais isotrópicos. Neste caso, a corrente elétrica no interior do material varia linearmente com a tensão aplicada, sendo a resistência elétrica R, a constante de proporcionalidade entre essas duas grandezas. Se a expressão 1 for verificada, dizemos que o material analisado é umcondutor (ou resistor) ôhmico³.

Objetivos
Determinar a resistividade elétrica dos 5 fios de seções transversais diferentes.

Fundamentação Teórica

A aplicação de uma diferença de potencial elétrico V em um fio faz aparecer nele uma corrente elétrica i. A resistência elétrica R entre dois pontos quaisquer de um condutor é definida pela equação:
R=Vi
A resistência R é uma característica...
tracking img