Motores e compressores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3 DESENVOLVIMENTO
Oferecer serviço de excelência aos nossos clientes de uma forma ágil e segura essa é a meta estabelecida para cada atendimento que realizo, conforme o plano de campo do meu supervisor.
Conforme o plano de visita que recebo do meu supervisor realizo instalações de equipamentos e em datas previstas realizo as manutenções.

3.1. MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA:

Para que hajauma perfeita combustão é necessário dosar três elementos fundamentais, ou seja, o ar, calor e o combustível, formando assim o triângulo do fogo.
No motor diesel o cilindro admite ar puro durante o primeiro tempo. Em seguida, durante o segundo tempo comprime intensamente este ar que sofre um alto grau de aquecimento Antes do final do tempo de compressão é injetado o combustível na massa de arquente que se inflama espontaneamente, (a quantidade de combustível e o momento de injeção são determinados pela bomba injetora). O último tempo é o do escapamento.
Motores de quatro tempos requerem 4 cursos do êmbolo no interior dos cilindros, os mesmos também são conhecidos como motores que funcionam segundo o ciclo Otto. Os quatro tempos são: admissão, compressão, queima e escapamento.

1 °tempo - Admissão:

O êmbolo se desloca do ponto morto superior (PMS) até o ponto morto inferior (PMI). Nesse período a válvula de admissão é mantida aberta permitindo assim a penetração do ar para o interior dos cilindros, ocupando todo o espaço existente acima do êmbolo. Durante este espaço a árvore de manivela gira 180°.

2° tempos - Compressão

A árvore de manivelas gira 360°. Durante ocurso do êmbolo do PMI ao PMS as válvulas permanecem fechadas e o ar existe dentro do interior dos cilindros é forçado a ocupar um espaço bem menor, ficando comprimido. Essa compressão gera temperaturas que atingem mais de 500°C e um pouco antes do êmbolo atingir o seu PMS, inicia a injeção de combustíve1. Em sequência, o calor do ar inflama o combustível pulverizado.

3° tempos - Queima

Aárvore de manivelas dá outro giro de 180°. Com a queima do combustível gera uma grande quantidade de calor (temperatura da ordem de 2500°C)e esta aumenta a compressão dos gases As válvulas permanecem fechadas e a pressão resultante aplicada sobre o êmbolo faz com que o mesmo seja empurrado do PMS para o PMI. Em consequência a árvore de manivela também é forçada a girar. Dos quatro tempos domotor este é o único tempo produtivo e o tempo que recebe maior esforço.

4° tempos - Escapamento ou exaustão:

A árvore de manivela gira 360°. Nesse período a válvula de escapamento é mantida aberta e o êmbolo se desloca do PMI para o PMS expulsando os gases queimados. Completando assim duas voltas para realizar um ciclo do motor.
A descrição do serviço de recuperação é separada de acordo como tipo de componente e a relação das tarefas mínimas que devem ser feitas, segue abaixo:

3.1.1. RECUPERAR O CÁRTER:

Consiste em inspecionar este componente, verificando a geometria das faces de ligação
deste com guias de cruzeta, o alinhamento e o alojamento (ovalização e conicidade) dos
mancais. Deverão ser completamente eliminadas as marcas de "fretting" existentes nas
faces docárter e corrigido o alinhamento / alojamento dos mancais por usinagem em mandrilhadora complementada por lapidação manual ao compressor as medidas originais de fabricação.
-Montar o virabrequim no cárter executando o ajuste dos casquilhos;
-Ajustar a tampa superior do cárter, substituindo os pinos cônicos;
-Proteger e embalar as peças para que não sejam danificadas no transporte;

3.1.2RECUPERAR CILINDROS

- Executar limpeza geral interna e externa inclusive nas câmaras de água;
- Corrigir por usinagem as faces de ligação dos cilindros aos guias de cruzeta;
- Corrigir as sedes de assentamento de válvulas;
- Corrigir o alojamento das tampas de válvulas;
- Corrigir onde for necessária a rosca onde são montados os prisioneiros de todas as
tampas.
Nesta correção usar...
tracking img