Compressores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compressores
Os engenheiros encontraram uma solução para dar mais potencia a um motor sem modificar seu tamanho e fazer com que ele se torne mais eficiente. Isso é possível forçando mais ar dentro da câmera de combustão.
Mais ar significa que mais combustível pode ser admitido, e mais combustível significa uma combustão maior e mais potência do motor. Instalar um compressor é uma excelentemaneira de se obter a admissão forçada de ar.
A diferença entre os dois dispositivos é sua fonte de energia. Os turbo compressores são acionados pela massa do fluxo dos gases de escapamento, que impulsionam uma turbina. Já os compressores são acionados mecanicamente, por correia ou corrente a partir do virabrequim do motor.
Num motor de quatro tempos comum, um dos tempos é dedicado ao processo deadmissão de ar. Este processo é composto das seguintes etapas:
1. O pistão move-se para baixo
2. Isso cria um vácuo
3. O ar, à pressão atmosférica, é aspirado para dentro dos cilindros Uma vez admitido dentro do motor, o ar deve ser combinado ao combustível para formar a mistura, uma quantidade de energia potencial que pode ser transformada em energia cinética, aproveitávelatravés de uma reação química conhecida como combustão. A vela de ignição deflagra esta reação química ao inflamar a mistura. À medida que o combustível sofre oxidação, ocorre a liberação de uma grande quantidade de energia. A força dessa explosão, concentrada entre a câmara de combustão e o pistão, impulsiona-o pistão para baixo, criando um movimento alternado que será transformado em rotativo e no fimserá transmitido para as rodas.
Colocar mais combustível na mistura resultaria em uma combustão mais potente. Mas não se pode simplesmente colocar mais combustível no motor porque é necessário uma quantidade exata de oxigênio para queimar uma dada quantidade de combustível. Essa mistura na proporção quimicamente correta - 14 partes de ar para uma parte de combustível - no caso da gasolina - éessencial para que o motor funcione de maneira eficiente. Resumindo: para pôr mais combustível, é preciso admitir mais ar.
Esse é o trabalho do compressor. Os compressores aumentam a admissão comprimindo o ar acima da pressão atmosférica, porém sem criar um vácuo. Isso faz com que uma quantidade maior de ar seja forçada para dentro do motor, criando uma sobre alimentação. Com esse ar extra épossível injetar mais combustível na mistura, aumentando-se a potência do motor. A sobre alimentação fornece em média 46% a mais de potência e 31% a mais de torque. Em condições de altitude elevada, em que o desempenho do motor diminui por causa da baixa densidade e pressão do ar atmosférico, o compressor fornece ar em alta pressão para que o motor  continue a funcionar de maneira eficiente.Diferentemente dos turbo compressores, que se valem dos gases de escapamento gerados pela combustão para funcionar, o acionamento do compressor é obtido diretamente a partir do virabrequim. Em sua maioria, os compressores são acionados por uma correia extra e uma polia solidária a uma engrenagem de acionamento. Esta, por sua vez, faz girar os elementos do compressor. O rotor do compressor pode tervários desenhos, porém sua função é aspirar o ar, espremê-lo dentro de um pequeno espaço e descarregá-lo no coletor de admissão.

Compressor Centrífugo Pro Charger

Para pressurizar o ar, o compressor precisar girar rapidamente, bem mais que o próprio motor. A engrenagem condutora maior que a engrenagem conduzida que movimenta o rotor do compressor faz com que ele gire mais rápido. Os rotoresdo compressor podem girar em velocidades de 50 mil a 65 mil rotações por minuto (rpm).
Um rotor de compressor girando a 50 mil rpm representa uma pressão de sobre alimentação de cerca de 0,4 bar a 0,6 bar. Isso significa 0,4 a 0,6 bar extras acima da pressão atmosférica em uma dada altitude. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 1,0132 bar. Portanto, a sobre alimentação típica de um...
tracking img