Diadorim e clorinda: donzelas, guerreiras e donzelas-guerreiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diadorim e Clorinda: donzelas, guerreiras e Donzelas-Guerreiras

Marcelo Lustosa da Cruz

Introdução

Esse trabalho pretende verificar diacronicamente, a existência de Donzelas-Guerreiras na literatura épica universal, italiana e brasileira em particular, através das obras Jerusalém Libertada e Grande Sertão: Veredas, de Torquato Tasso e Guimarães Rosa, respectivamente.Primeiramente verificar-se-á ser a Donzela-Guerreira uma variante do mito do andrógino, que é citado por Aristófanes em O Banquete, de Platão. Em seguida serão analisadas, de forma comparativa, as personagens Clorinda e Diadorim, da obra tassiana e roseana respectivamente, observando suas características masculinas e femininas para provar a hipótese: Clorinda e Diadorim sãoDonzelas-Guerreiras.
Deve-se, então, observar as palavras ditas por Aristófanes na obra platônica:

Em primeiro lugar, três eram os gêneros da humanidade, não dois como agora, o masculino e o feminino, mas também havia mais um terceiro, do qual resta agora um nome... andrógino era então um gênero distinto... quatro mãos ele tinha, e as pernas o mesmo tanto das mãos... E quanto ao seu andar, eratambém ereto como agora... Eram por conseguinte de uma força e de um vigor terríveis, e uma grande presunção eles tinham... para investir contra os deuses... Depois de laboriosa reflexão, diz Zeus: ‘Acho que tenho um meio de fazer com que os homens possam existir, mas parem com a intemperança. ’

Zeus então divide o andrógino em duas partes, masculina e feminina, que passarão a vidaprocurando a sua metade perdida. Somente unidas tornar-se-ão seres completos novamente.
Devo dizer que, para levantar as características masculinas e femininas das Donzelas-Guerreiras levarei em conta os estereótipos destas características.
Assim podemos ver que o andrógino é, em primeiro lugar, possuidor de marcantes características dos sexos opostos, possuindo ao mesmo temposensibilidade e força, coragem e um coração enternecido, raciocínio frio e sentimentalismo, amizade fraternal e ciúme doentio, poder de ação e de persuasão através da palavra, destemor e cautela perante o inimigo, impulsividade e criatividade. Isso tudo além de inteligência e poder de decisão acima do comum dos homens.
A Donzela-Guerreira também possui todas essas características andróginas,diferenciando-se deste, em primeiro lugar, por ser do sexo feminino. Leva consigo, ao morrer, sua virgindade, combate de igual para igual com um homem, apesar de sua suposta inferioridade quanto ao vigor físico. Não teme o combate e é somente superada por um homem que esteja realmente acima do comum dos homens. E sua morte se dá em combate, que ocorre por um motivo emocional.
Podemos ver, portanto,através de todas as características apresentadas, que temos diacronicamente a presença de Donzelas-Guerreiras na literatura universal: Palas Atena em Odisséia, Clorinda, em Jerusalém Libertada e Diadorim, em Grande Sertão: Veredas, por exemplo. Passemos, então, adiante para sabermos um pouco mais sobre essas donzelas, mais particularmente Diadorim e Clorinda.

As Donzelas-GuerreirasA presença da Donzela-Guerreira é percebida desde Homero, com Palas Atena, até nossos dias, com Diadorim, passando por Mu-Lan, Clorinda, Parvati e Iansã, entre outras.
A primeira característica marcante destas donzelas é a forte presença paterna e ausência total da mãe. Note-se que Palas Atena nasce, literalmente do corpo de Zeus. Não tem amante, filho ou marido. Pertence totalmente aopai. Sua força vital liga-se a este, sendo castrada socialmente de sua posição de mulher - amante - mãe. Veste roupas masculinas, apaga (ou tenta apagar) sua sensualidade e feminilidade. De um modo geral a Donzela-Guerreira esconde o corpo e tradicionalmente morre em combate.
A Donzela-Guerreira em geral é filha única ou mais velha e é protagonista de uma verdadeira inversão de papéis...
tracking img