Resenha a urbanizacao caotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O terceiro capitulo do livro “O Povo Brasileiro” aborda o tema “A Urbanização caótica” ocorrida no Brasil. O autor relata que o Brasil nasceu como uma civilização urbana, porém com contextos rurais ecitadinos (com funções distintas, mas que se complementavam e eram comandadas por grupos eruditos da cidade). De fato, a primeira cidade a ser formada no Brasil foi a Bahia. e, posteriormente, tambémo Rio de Janeiro e João Pessoa. A rede se explodiu no quinto século, e que resultou o cobrimento de todo o território brasileiro. Com isso as cidades cresceram e tornaram-se como excelentes centrosde vida urbana, e também favorecendo os senhores de engenho a mudarem sua residência tendo em vista o potencial lucrativo das novas cidades.
As cidades e vilas eram centros de dominação colonial,muitas vezes criados por ato expresso da Coroa para defesa da costa (Salvador, Rio de Janeiro, São Luiz, Belém, Florianópolis, etc.). Tinham como função o comercio através de importação e contrabando.
Osfuncionários, militares e sacerdotes, escrivães e meirinhos, e os negociantes representavam a classe alta urbana, e, exceto a alta hierarquia civil e eclesiástica, eram consideradas “de segunda” emrelação aos senhores rurais.
Aglomerados menores surgiram no interior de cada área produtiva para exercer funções à medida que a população aumentava e se concentrava.
Como afirma Darcy, aindustrialização e a urbanização são processos complementares. Ambos iniciaram no governo de Getúlio Vargas. Essa política de capitalismo de Estado e de industrialização provocou a maior reação por parte dosprivatistas e dos porta-vozes dos interesses estrangeiros, fazendo com que levasse o governo a uma desmoralização. Em consequência de que os líderes de direita não alcançaram o poder, JuscelinoKubitschek foi eleito presidente, e desencadeou a industrialização substitutiva.
A industrialização oferece emprego urbano ao homem do campo. Este processo levou as metrópoles do Brasil a absorverem imensas...
tracking img