Resenha a paixao de conhecer o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho feito por Silvana fernandes Ferreira da costa

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. 10ª Ed. Paz na Terra. Editora.

A pedagoga Madalena Freire possui larga experiênciaprofissional na área educacional. Ela professa uma prática pedagógica construtivista e trabalha na formação de professores desde 1981. É autora do livro "A paixão de conhecer o mundo" (1983, Editora Paz eTerra), além de possuir vários artigos publicados e participar da organização de diversas publicações. Madalena foi professora convidada da Universidade de Notre Dame (Indianna EUA, 1990-1991) erealiza assessoria de educação para governos municipais e estaduais.

O livro a paixão de conhecer o mundo nos remete ao universo infantil no momento em que eles estão descobrindo o mundo diferente.
Olivro é um relato com emoção, pois o conhecimento é construído tanto pelas crianças como pelos os professores deixando de lado o método de uma receita pronta de alfabetização dando lugar assim para adescoberta.
A divisão em relatórios possibilita um fácil entendimento, pois mostra como foi cada etapa que desde primeiro relatório que mostra a adaptação dos alunos com o universo escolar ondeeles estão conhecendo a professora e iniciando o convívio social. Revelando assim o espírito do trabalho realizado com o objetivo proposto onde às crianças participam estabelecendo assim uma rotina detrabalho, mas essa rotina de maneira alguma pode ser vivida de modo rígido. No decorrer do dia iniciando as 08h30min para a conversa na roda as 09h00min era desenvolvida uma atividade coletiva as10h00min era a hora do lanche e as 11h45min hora de contar história, as atividades surgem espontaneamente das crianças, captam os interesses mais diversos onde a criança também participam discutindo eexpressando os seus interesses , por esse motivo e que as propostas sempre saíram das crianças e da professora e assim o papel da professora era de organizadora e não de dona das atividades.
No...
tracking img