Pre escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando assisti ao Filme Mandela – Luta pela liberdade, do renomeado direitor Billie August, disse aqui na resenha que escrevi, que se tratava do longa-metragem de maior valor sentimental e humano queeu já havia assistido. Quatro meses depois, aqui estou eu a escrever nova resenha sobre mais um filme que trata da singular história de Nelson Mandela.

Invictus, 32º filme do diretor ClintEastwood, longa que foi indicado ao Globo de Ouro - Melhor Direção 2010, que conta com os atores Morgan Freeman (Nelson Mandela) e Matt Damon (François Pienaar), ambos indicatos também ao globo de ouro,como melhores ator e coadjuvante, respectivamente, é um filme que parece dar continuidade a Mandela – Luta pela liberdade. Este narra a história do líder sul-africano da década de 1960 até 1990. JáInvictus começa quando Mandela deixa a prisão e assume a presidência da República Sul-Africana em 1994 e anos subsequentes.

Comovente como o filme de August, Invictus traz como diferencial o esporteRugby, pano de fundo de todo o longa, usado sabiamente por Mandela para acabar com o fosso da segregação racial entre negros e brancos existente até ali. A um ano para a copa do mundo de rugby, queaconteceu em 1995, na África do Sul, Mandela assim que assume a presidência começa a se interessar pelo esporte: regras, defesa, ataque, e o mais importante: conhecer a seleção sul-africana de rugby, oschamados Springboks.

A grande dificuldade de Mandela de início, era tornar o esporte uma paixão nacional. Isso porque o rugby era praticado apenas pela elite branca sul-africana. Diante de umaminoria branca que disse “ele pode ganhar uma eleição, mas ele poderá governar um país”, Madiba, como é chamado pelos negros, acata linguagem universal do esporte para unir uma nação. Seu primeirotrabalho é transformar o rugby, um esporte também dos negros sul africanos. Ele consegue firmando uma parceria com o capitão dos Springboks, François Piennar, levando o esporte para as periferias do país....
tracking img