Memorial pre escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO


Nos últimos anos tem vindo a ser dada uma maior atenção ao papel desempenhado pela avaliação na educação da infância. Esta mudança surge em consequência de uma nova forma de conceber a educação das crianças pequenas e da própria forma de entender o processo de avaliação, como elemento fundamental para a tomada de decisões e para o aperfeiçoamento das práticaseducativas. Na perspectiva de Santos Guerra (2003), a avaliação é entendida como um caminho para a aprendizagem.
Um caminho que, ao ser percorrido de forma inteligente e responsável, nos ajudará a compreender o que acontece, facilitando assim a retificação do rumo, o reconhecimento dos erros e a melhoria das práticas. A avaliação, nessa perspectiva, servirá para dar indicações aoeducador sobre as crianças de forma a ajudá-lo a conduzir o seu trabalho de maneira que possa contemplar positivamente as necessidades, curiosidades e solicitações das mesmas, na medida em que, quando avaliamos, reconhecemos o seu progresso, a sua individualidade, as diferenças, entre elas.

2. AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA


Para Godoi (2005) a avaliação é um dos elementos da organização dotrabalho pedagógico. A avaliação não pode ser desligada nem do contexto, nem dos seus atores, uma vez que avaliar é um ato pedagógico que requer uma atitude e um saber específico que permitam desenvolver estratégias adequadas, tendo em conta os contextos de cada criança e do grupo no respeito pelos valores de uma pedagogia diferenciada. Sendo a avaliação um dos temas mais controversos no processoeducativo, não é “linearmente fácil nem acessível sem algum estudo e investimento preliminar” (Varela de Freitas, 1997, p. 40).
Consideramos pertinente investigar no âmbito da avaliação na educação pré-escolar. O conceito de avaliação é, como muitos outros conceitos, polissêmico. Sendo assim, são diversas as definições de avaliação e a delimitação das funções que desempenha SantosGuerra (2000); Machado, Gonçalves (1991); Pacheco (1996); Afonso (1998); Formosinho, Parente (2005).
Com a implementação da reforma educativa, em 1986, assistiu-se, em Portugal, a uma alteração dos princípios subjacentes à organização do Sistema Educativo. No que concerne à educação pré-escolar, a Lei-Quadro (Lei n.º 5/97) enunciava o princípio geral e os objetivos gerais pedagógicos. Estesobjetivos constituíam, simultaneamente, os referentes da atividade educativa e as intenções e as aspirações que a sociedade desejava ver satisfeitas neste nível educativo. Proporcionavam, assim, aos profissionais, uma grande autonomia e poder de decisão curricular, quer na sua construção, quer na sua implementação.
O princípio geral estabelece que “a educação pré-escolar é a primeiraetapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida (...) favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança (...)” (MEC, 1997, p.15). A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, pois se trata, essencialmente, de um processo contínuo e interpretativo que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados e procura tornar a criançaprotagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
A Educação Pré-Escolar é perspectivada no sentido da educação ao longo da vida, assegurando à criança condições para abordar com sucesso a etapa seguinte. Importa salientar que a avaliação comporta vários momentos: planificação, recolhae interpretação da informação e adaptação das práticas e processos que serão objeto de reformulação sempre que necessário.
A avaliação, considerada uma componente integrada do currículo da Educação Pré-Escolar, envolve momentos de reflexão e decisão sobre o projeto pedagógico/curricular. Tendo como principal função a melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no...
tracking img