Resenha - a geografia serve para desvendar máscaras sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.
Curso: Ciências Sociais. 4º ano
Disciplina: Geografica Social.



RESENHA


Texto: A Geografia server para desvendar mascaras sociais.



O livro Pensar e ser em Geografia estáorganizado através de uma série de textos reunidos. A fim de pensar, segundo Moreira, os estatutos Epistemológicos e óntologicos da teoria geográfica. Sendo a epistemologia um exercicio filosófico quese dedica a pensar a ciência, e a ontologia dedicada a questão do ser. Complementa-se, além do mais, o fato de que a geografia ao se pensar enquanto ciência, possui uma história de suas práticas.Portanto, Moreira apresenta os fundamentos teórico-filosóficos da geografia com base em três eixos de discussão: 1) História; 2) epistemologia; 3) Ontologia.
Pensar os fundamentosteórico-filosoficos da Geografia exigiu um diálogo multidisciplinar, no qual o autor pôde buscar fontes de enbasamento dentro da filosofia, sociologia, antropologia, economia e Política.
O desdobramento destaconcepção nos ajudará, mais a frente, na compreesão de como a geografia através de seu campo específico de interesse pode ser fonte da análise social.
O Texto em destaque, encontra-se na segundaseção do livro entitulada Epistemologia. Publicado pela primeira vez no ano de 1978, o texto procura fundamentar o objeto espaço, através de categorias fundamentais do materialismo históricodialético, podemos dizer que trata-se de uma “geografia materialista”, que se coloca em oposição e em resposta as fortes críticas sobre seu uso ideológico, mascarado pela ingenuidade do pressuposto daneutralidade científica.
Fora do campo teórico do materialismo a geografia converte-se em fonte de legitimação ideológica da guerra, exploração, dominação. Organização do Estado e busca de poder.É, portanto, necessário fundamentar uma geografia que se reconheça como ciência que pensa a particularidade do espaço através de dialética com a totalidade do processo social. Moreira, chama a...
tracking img