Generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gêneros textuais como praticas sócio-historicas
Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. Surgem emparelhados a necessidades e atividades sócioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas.
Uma observação histórica do surgimento dos gêneros revela, numa primeira fase, os povos de cultura essencialmente oral desenvolveram umconjunto limitado de gêneros. Após a invenção da escrita alfabética, multiplicaram-se os gêneros. Terceira fase, os gêneros expandem-se com o florescimento da cultura impressa para, na fase intermediáriade industrialização. Hoje, em plena fase de denominação cultura eletrônica, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros, tanto na oralidade como na escrita.
Os gêneros textuais surgemsituam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridadeslinguísticas e estruturais.
Novos gêneros e velhas bases
Nos últimos dois séculos foram às novas tecnologias que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais. Os suportes tecnológicos da comunicaçãovão por sua vez propiciando e abrigando gêneros novos bastantes característicos. Exemplo: bate- papos virtuais, cartas eletrônicas (e-mails) e assim por diante.
Esses novos gêneros não são inovaçõesabsolutas. A tecnologia favorece o surgimento de formas inovadoras, mas não absolutamente novas. O caso do telefonema, que apresenta uma similaridade com a conversação que lhe pré existe, mas pelocanal telefônico, realiza-se com características próprias.
O hibridismo permite observar a maior integração entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons e entre outros.

Definição de tipoe gênero textual
Partimos da ideia de que a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual.
Os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo,...
tracking img