Resenha a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TZU, Sun. A Arte da Guerra “Os Treze Capítulos”.
CREDENCIAL DO AUTOR
Filósofo que se tornou general cujo nome era Wu, Sun-Tzu nasceu no estado de Ch’i, na província da China próximo de 500 a.C. O mesmo escreveu o “Arte da Guerra” livro em que são debatidos aspectos de guerra, táticas e modos de comando numa linguagem poética e didática.
É um dos livros mais utilizados por administradores,empresários, políticos e todos aqueles que necessitam de uma fundamentação para formular suas estratégias.
RESUMO DA OBRA
O livro de Sun-Tzu é composto de treze capítulos que variam capitulo a capitulo com técnicas de estratégia e batalha que o general Sun-Tzu descreve com exatidão.
No primeiro capitulo “Avaliações” Sun-Tzu cita os cinco fatores essenciais para um general que são: a influênciamoral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. A influência moral faz com que as ideias do povo estejam de acordo com as ideias dos generais. O clima e o terreno sugerem que você conheça muito bem a natureza para estudar as chances de sobrevivência. O comando referem-se as virtudes do comandante. A doutrina é a organização desde que seja eficiente.
O domínio desses fatores levará o general àvitória é a falta deles a extinção. O uso concessão de prêmio e castigo de maneira correta, previsão de vitória e de derrota, uso da simulação para melhor estudar estratégia de ataque, o ataque as fraquezas inimigas, aparentar inferioridade para provocar a arrogância do adversário, mantê-lo sob tensão e cansá-lo e desagregar o inimigo quando este estiver unido. São os elementos essências a vitórianuma guerra.
No segundo capitulo da obra “Gerenciamento da guerra” Sun Tzu destaca os custos para uma guerra garantindo a formação de um exército. As provisões necessárias da campanha são diretamente acrescidos com o seu tempo decorrido. Por isso Sun-Tzu afirma que temos que procurar por uma vitória rápida, pois uma batalha longa cansa o exército, enfraquece o espirito. As reservas estataisnunca serão suficientes se essa guerra for longa, sendo necessário o aumento de impostos, prejudicando o poderio militar, favorecendo a futura submissão com uma derrota. Os prisioneiros são fatores importantes nas negociações e força escrava para reconstrução do estado.
No terceiro capitulo “Estratagemas” Sun-Tzu tem como principio “mante o estado inimigo intacto, dominar seu exército e força-lo arendição é melhor que esmaga-lo”. E que a melhor estratégia de guerra é atacar a estratégia inimiga. O cúmulo da habilidade de um exército é domínio do inimigo sem o combater. Evita perdas de soldados, equipamentos e o principal de tempo. Consequentemente evita desperdício financeiro. Não é de grande valia tomar um Estado em ruínas após a campanha. O território conquistado precisará de recursospara ser reconstruido, e o tempo gasto nessa atividade poderia ser usado em outras batalhas.
No quarto capitulo “Posições Táticas” Sun-Tzu cita a invencibilidade do guerreiro e diz que “A invencibilidade de um guerreiro é adquirida com o equilíbrio entre o ataque é a defesa”. E que a vitória depende dos erros do inimigo. Dessa forma erros em batalha são evitados. Um comandante habilidoso éaquele que toma posições onde não pode ser derrotado e não perde qualquer ocasião para subjugar o inimigo. Ele é aquele equilibra os dois fatores da força de um guerreiro. O exercito vitorioso é aquele que vence sem batalhas. O autor ainda acrescenta que a necessidade de conhecer os elementos da arte da guerra são: a noção do espaço, a avaliação das quantidades, os cálculos, as comparações e aspossibilidades de vitória.
No quinto capitulo “Vantagens” nada mais é do que a organização, A autoridade de um general precisa ser exercida de forma organizada tanto na direção de muitos soldados, como na direção de poucos. Isso se torna uma questão de formação e sinais de liderança. Cita que se o general quiser confrontar o inimigo ele deverá utilizar táticas frontais, mas se quiser vencer deverá...
tracking img