Resenha a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Identificação da Obra

A Arte da Guerra; Autor: James Clavell, Sun Tzu; Editora: Record Editora

2. Breve síntese da obra

No livro é tratado sobre o assunto de como um general deve agir com seu exercito levando em consideração quase todas as realidades possíveis, como exercito, local de batalha diplomacia, estratégia, entre outros.

3. Principais teses desenvolvidas na obraPrincípio das ações; Medida na disposição dos meios; Firmeza de um general; Teorias de cheio e vazio; Enfrentamento direto e indireto; Teoria das nove mudanças; Distribuição dos meios; Topologia para exercito; Nove classes de terreno; A arte de atacar pelo fogo; O uso de espiões

4. Reflexão crítica sobre obra

Segundo o livro há cinco valores fundamentais, e fazer comparações entrediversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra: “O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.”. Pensando melhor esses valores são muito parecidos com os valores que grande executivo de sucesso deveria ter: Suas doutrinas para se basear no que realmente ele deseja lcançar; Tempo, algo quedeve ser controlado para seu melhor utilizamento; Terreno... Melhor “lugar e meio” onde um executivo estar, ou seja, o que uma gerente tem a sua disposição para assim chegar ao que se deseja; Mando, algo que pode ser muito perigoso se utilizado demais e sem pensar e de menos, querendo ser “bonzinho” com seus subordinados; Disciplina, algo realmente útil independente de qual seja a pessoa ou do quese deseje alcançar.

Sobre os princípios das ações, podemos referir a algo do tipo “Como deveríamos nos comportar se ISSO acontecesse?” são referencias para o que se deva fazer mediante ações, algo que requer muita lógica e pensamento dedutivo. Em termos gerais, é a inteligência e o pensamento de líder que uma pessoa deve ter para conduzir seu “exercito” ao êxito.

Nas medidas dasdisposições do meio, fala-se do modo de se utilizar, do que o local onde você se localiza, os benefícios. Apresenta também uma reflexão interessante “Fazer-te invencível significa conhecer-te a ti mesmo; aguardar para descobrir a vulnerabilidade do adversário significa conhecer os demais. A invencibilidade está em ti mesmo, a vulnerabilidade no adversário”, ou seja, eu posso me tornar INVENCÍVEL se meconhecer souber de minhas fraquezas e “concertá-las” e saber a vulnerabilidade de meu concorrente se eu souber onde, como ou quando eu posso vencê-lo.

Firmeza, sobre isso, grande parte do que o autor trata é restrito realmente a guerra, porém a própria palavra já transmite muito ao leitor, sobre como um general deve agir. Um geral que dá uma ordem sem segurança do que manda, transmite essa ideia aosseus soldados, que por sua vez também agem com insegurança e se houver algum problema, logo a desordem é espalhada e o nome do general também é sujo. Aja com firmeza e passe essa firmeza, que teus subordinados, se devidamente capacitados de todas as qualidades que eles deveriam ter, te obedecerão com convicção.

Sobre o cheio e o vazio, é uma teoria que se baseia em “encher-te” de qualidadesvantajosas para teu exercito e para ti mesmo e fazer com que teus adversários se cansem e se “esvaziem” de qualidades, tornando-te superior as adversidades e a teu próprio adversário. É uma tática utilizada baseada no pensamento dedutivo e nas oportunidades que te aparecem, como ser o primeiro a se apropriar de algo vantajoso, construir armadilhas para teu oponente, fazer com que teu inimigo tenhaque dar 100 voltas em um lugar onde tu sobre precise dar uma, entre outras.

Sobre o enfrentamento direto e indireto a principio, já fica bem claro do que se trata logo se deduz que é mais vantajoso ganhar uma batalha pelo enfrentamento indireto do que direto, e caso ambos tenham que ocorrem fazer o máximo que consiga para que consiga enfraquecer teu inimigo com o enfrentamento indireto....
tracking img