Cristianismo protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objeto de estudo o Cristianismo Protestante, que surgiu na Europa Central no início do século XV como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval sugerindo a reforma da Igreja Católica.
As doutrinas das muitas denominações protestantes variam, mas a maioria inclui a justificação por graça mediante a fé somente (Sola fide), aBíblia como única regra em termos de fé e ordem (Sola scriptura) e o sacerdócio de todos os crentes.
Os principais pontos que levaram a esse rompimento, de forma geral, foram as práticas ilegítimas da igreja, como a condenação de acúmulo de capitais, mas que ela mesma praticava, e alguns princípios católicos, como o celibato, missas em latim (as quais eram voltadas para o Clero e não para o povo), eseu distanciamento da verdadeira essência de Deus.
No XVI, com Martinho Lutero, não só com ele, mas outros também já tinham esse pensamento, o movimento ganhou força e se concretizou. A Reforma Protestante foi apenas uma de muitas outras que viriam após a Idade Média. Lutero tomou como o maior motivo de seu protesto o fato da igreja vender indulgências baseada no argumento de que qualquer cristãopoderia comprar o perdão por seus pecados.
Pode-se afirmar que os "reformadores" foram pessoas de grande conhecimento da cultura teológica e humanista, sendo os principais deles: Lutero, que foi monge e professor universitário da Bíblia; Calvino, que estudou em Sorbonne e seu pai era bispo; Zuínglio, que era sacerdote e humanista. Eles buscaram nas fontes da antiguidade cristã as bases para arenovação religiosa. Baseados nas Sagradas Escrituras descobriram uma nova visão da fé e uma doutrina bíblica cristocêntrica.
O nome “protestante” mais tarde substituído por “evangélico”, é derivado (via francês ou alemão Protestant) do latim protestari, que significa declaração pública/protesto. O termo protestante não foi aplicado a princípio, mas foi usado posteriormente para descrever todos osgrupos que protestavam contra a Igreja Católica.
Veremos a seguir os principais aspectos deste movimento.

2 ASPECTO TEOLÓGICO
Martinho Lutero, monge agostiniano, do século XVI, vinha discordando de práticas da Igreja Católica, que trazia algumas divergências com o que estava escrito na Bíblia.
O protestantismo ocorreu como protesto a essas práticas, que em sua grande parte era a venda detítulos eclesiásticos, relíquias sagradas, as indulgencias e a quebra do celibato, o que trazia a visão de uma Igreja corrupta, que só se preocupava em ficar cada vez mais rica.
Para os protestantes a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, onde cada pessoa tem contato direto com Ele. Defendem a crença que a única doutrina a ser seguida é a palavra de Deus presente na Bíblia Sagrada,desta forma através da ação do Espírito Santo, ao lerem a Bíblia tem maior harmonia com seu Criador. A partir desse pensamento foi feita a tradução da Bíblia para todas as línguas, para que todos tivessem acesso às escrituras.
Sua doutrina também se baseia no sacerdócio universal, quem recebeu o batismo é um sacerdote; seus pastores podem casar-se; não acreditam na existência do purgatório, poisnão se encontra na Bíblia nenhum traço de ele exista; os santos para eles não são intercessores, porque o único é Jesus.
A idéia do protestantismo é de retornar às doutrinas apostólicas e à simplicidade da fé e prática da Igreja primitiva. Deve-se ao protestantismo a iniciativa das primeiras práticas ecumênicas adotadas a partir da segunda metade do século XIX. Vale lembrar que até hoje a IgrejaCatólica não faz parte do Conselho Mundial de Igrejas, e somente abriu-se ao dialogo ecumênico em 1965, após o Concílio Vaticano II.
O protestantismo se espalhou principalmente através dos meios urbanos e da nobreza. As ideias protestantes foram disseminadas facilmente com a invenção da imprensa, que tornou possível que fosse traduzida e divulgada a Bíblia nas línguas vernáculas.

3 ASPECTO...
tracking img