Resenha psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências da SaúdeDocente: Djenane Brasil
Disciplina: BehaviorismoDiscente: Jéssica Oliveira – Psicologia 2010.1

Behaviorismo e psicologia organizacional

SANTOS, J. G. W., FRANCO, R. N. A . MIGUEL, C. F. Seleção depessoal: Considerações preliminares sobre a perspectiva Behaviorista Radical. Psicologia: Reflexão e Crítia, 2003, 16(2), p. 235-243

A seleção de candidatos em uma empresa visa empregar pessoas commaior capacidade de aprendizado das novas tarefas, para trazer à empresa maior produtividade, mais lucros e menos gastos com treinamento e capacitação. Behavioristas fazem esta seleção analisando comoum candidato se comporta em uma dada categoria, tendo em vista também o que tal candidato espera conseguir com a admissão.
Behavioristas radicais não aceitam o uso de testes psicológicos para medir acapacidade de candidatos a uma vaga, por não utilizarem definições mentalistas; preferem fazer uma analise das condições necessárias para que comportamentos esperados aconteçam. Mesmo dandopreferências a pessoas que já tenham em seu repertório comportamental as características buscadas para atender a critérios pré-estabelecidos, os analistas do comportamento acreditam que sempre há possibilidadede aprendizagem de um novo repertório comportamental.
Os processos atuais de seleção de pessoas têm feito com que os candidatos que não foram escolhidos passem a acreditar que possuem uma deficiênciaem sua história de vida pessoal, o que, para os comportamentalistas pode ser apenas uma deficiência do próprio mercado de trabalho, por exemplo.
Se o comportamento operante pode ser modelado, e o...
tracking img