Resenha de psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho”
Bastos, A.V. e Zanelli, J. C. - “Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho”.(pg 466 – 491)
José Carlos Zanelli
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos

Zanelli é psicólogo diplomado pela UNB, fez especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, mestrado, doutorado e pós-doutorado na Universidadede São Paulo com foco nas ações de uma gestão estratégica. Autor de livros como “Estresse nas organizações de trabalho”, “Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho”
Bastos doutor em psicologia pela UNB é professor titular do ISP/UFBA em Salvador,na Bahia.Seus interesses de pesquisa são os vínculos do trabalhador com seu trabalho,processo de mudança e inovação com especialatenção ao modelo de gestão de pessoas. Autor de livros como “Psicologia, novas direções no diálogo com outros campos do saber”, “Psicologia,organizações e trabalho no Brasil” e ainda, em parceria com Zanelli escreve “O trabalho do psicólogo no Brasil.”

Resumo da obra:
Os autores começam o texto fazendo uma retrospectiva da Psicologia Organizacional e do Trabalho a nível histórico, relatam aatuação da psicologia e seu desenvolvimento internacional.
Associada a crescente industrialização nos países dominantes do cenário ocidental, a psicologia organizacional surge como campo de estudos e aplicação prática da atuação principalmente, em relação à critérios de avaliação, seleção de empregados para indústrias e militares para o exército. O desempenho no trabalho e a eficiênciaorganizacional são fatores importantes considerados pelo psicólogo inserido nas organizações.
Walter Dill e Hugo Munsterberg eram psicólogos experimentais que ensaiaram os primeiros passos de aplicação do conhecimento psicológico no campo de trabalho. Munsterberg escreve “A psicologia e a indústria eficiente”, o que refletiu, por longo período,o interesse da psicologia aplicada ao trabalho voltado paraseleção de pessoal e o uso de testes psicológicos, com finalidade de maximizar o ajuste das pessoas ao cargo.
Frederick Taylor influenciou muito a psicologia organizacional e do trabalho, desenvolveu administração científica que objetivava estabelecer princípios para orientar práticas e aumentar a produtividade. A partir de suas idéias para otimizar a eficiência do desempenho no trabalho,foramfeitos estudos para analisar e projetar ambientes de trabalho e tecnologias que levassem em conta as características humanas bem como a maior produtividade.
O campo começou a ser ampliado a partir da primeira metade do século XX,quando testes psicológicos atendiam as solicitações de seleção de recrutas, treinamento de empregados e análise de fatores ambientais que afetam o trabalho. A aplicaçãodo conhecimento nas organizações do trabalho nos EUA,centrava-se em incentivos financeiros como treinamento no trabalho, luminosidade do ambiente, estudos do tempo e movimentos dos trabalhadores.
Nas décadas seguintes os psicólogos e profissionais ligados às Ciências do Comportamento dirigiram-se para incentivos não-finaceiros como liderança e supervisão, relações interpessoais e relações homeme máquina.
A segunda metade do século XX foi marcada pelo desenvolvimento tecnológico que culminou em novas práticas de gestão como a cultura da aprendizagem e o trabalho com equipes. A partir daí os autores destacam contribuições de psicólogos na construção da Administração no século XX. São elas as experiências em torno dos princípios fundamentais da psicologia organizacional, aresponsabilidade da organização em assegurar que o potencial das pessoas será realizado, ênfase na diversidade cultural o que influenciou estudos de Administração cultural corporativa e âncoras de carreira.
Como síntese da constituição histórica do campo, algumas abordagens teóricas e novos métodos de trabalho recebem expressão no primeiro período que compreende até 1945.Os testes de inteligência e de...
tracking img