Sustentabilidade na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade Empresarial

Durante muito tempo, os brasileiros jogaram no lixo, literalmente, uma montanha de dinheiro, estimada em R$ 8 bilhões por ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Essa conta se refere apenas aos recursos que deixam de ser ganhos com o reaproveitamento dos resíduos no próprio sistema produtivo da empresa ou com a venda de insumos, como plástico,alumínio e vidro, para reciclagem. Além do aspecto financeiro, essa postura ajuda a agravar o quadro de doenças e tragédias que assolam o País. É que aquela inofensiva garrafa PET largada nas ruas de uma cidade como São Paulo pode ter um efeito desastroso na vida dos cidadãos, especialmente em dias de chuva.

 

Mas, antes mesmo da vigência completa da lei, prevista para 2016, diversasempresas vêm desenvolvendo mecanismos para obter dividendos da gestão correta de seus resíduos. E isso inclui todos os setores. Do bancário à confecção, passando pelos fabricantes de eletroeletrônicos.
Não se trata de um ranking, mas sim de uma seleção de iniciativas voluntárias que surpreendem pela criatividade e pelo compromisso com a sustentabilidade. Tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico.Alguns exemplos marcantes nesta área:

As empresas do Bem dividida por categorias de projetos

ENERGIA

McDonald's
 
O mesmo óleo que frita as batatas, nuggets e tortinhas do McDonald's movimentam os veículos que levam os alimentos às unidades da rede de fast-food em São Paulo. A Arcos Dourados, que controla a rede americana de lanchonetes na América Latina desde 2007, e sua operadoralogística Martin-Brower passaram os últimos 18 meses desenvolvendo e testando um projeto para reutilizar o óleo de fritura no transporte e permitir a economia de combustíveis. 
 

 
O projeto-piloto abrange dez unidades em São Paulo, abastecidas pelo centro de distribuição em Osasco (SP), responsáveis por 70% dos insumos. Os parceiros são a Volkswagen e as fabricantes de motores Cummins e MWMInternacional, que produziram veículos com 20% de biodiesel e um veículo capaz de rodar apenas com o combustível sustentável. Os caminhões com 20% de biodiesel consumiram apenas 5% mais do que os alimentados por diesel comum, embora o bicombustível tenha menor poder calórico, por ser mais barato que o diesel, ainda traz recompensa econômica.
 
O processo de transformação do óleo em biodieselacontece em uma usina em Sumaré, no interior de São Paulo. Com o projeto-piloto aprovado, a empresa estuda, no momento, a ampliação da iniciativa. 
 
Está sendo avaliadas quantas das 620 lojas da rede poderão adotar a prática e se ela será expandida para o Nordeste, onde existe um centro de distribuição no Recife. 

 EMBALAGEM
 

O Boticário
 
Conscientizar vendedores, consultores econsumidores da marca sobre a importância da reciclagem das embalagens dos produtos, impedindo o descarte na natureza, é a missão do Programa Bioconsciência, colocado em prática pela empresa de cosméticos paranaense O Boticário. 
 
Os consumidores levam as embalagens vazias a um coletor, instalado no interior das lojas credenciadas. Esses resíduos são enviados a empresas especializadas, que fazem areciclagem da embalagem e sua reinserção como matéria-prima em diversos ciclos produtivos. Além de reduzir o impacto ambiental, o programa também beneficia comunidades que trabalham com reciclagem nas regiões de atuação da marca.
 

Nos primeiros 18 meses do programa, que começou de maneira experimental em lojas do Recife (PE), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), foram recolhidas 80mil embalagens. Graças aos bons resultados obtidos, o Programa de Bioconsciência já está implantado em mais de 3 mil lojas de 1.550 municípios do País. 
 
O Estado campeão de recolhimento de embalagens é São Paulo. Antes de a Política Nacional de Resíduos Sólidos entrarem em vigor, O Boticário já havia implantado esse programa em 66% das suas lojas.
 

 

 
Presente em mais de 15...
tracking img