Resenha - livro design & materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE DESENHO INDUSTRIAL
BACHARELADO EM DESIGN

Andressa Gasparim Chaneiko

Resenha sobre o livro “Design & Materiais“ de Joselena de Almeida Teixeira

Curitiba
2011
ANDRESSA GASPARIM CHANEIKO

RESENHA SOBRE O LIVRO “DESIGN & MATERIAIS“ DE JOSELENA DE ALMEIDA TEIXEIRA

Trabalho Acadêmico apresentado àdisciplina de Metodologia da Pesquisa , como requisito parcial para obtenção de nota no Curso de Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador: Profª Laize Márcia Porto Alegre

Curitiba
2011
A obra “Design e Materiais” de autoria de Joselena de Almeida Teixeira, a qual foi escrita em 1999 e editada pela Ed. CEFET-PR ,traz de forma muito abrangente eespecifica as características, propriedades e aplicações dos diversos materiais existentes nos dias de hoje agregando ainda a esses materiais, a melhor forma de aplicação desses a um projeto de design, para que, dessa forma, haja um melhor aproveitamento do produto e um aumento da vida útil desse mesmo produto devido ao uso correto dos materiais.
O livro que contém 324 páginas, muito bem divididasde acordo com o material que será estudado, começa com conceitos fundamentais que devem ser estudados para que se possa entender como a tecnologia evolui juntamente com a evolução humana e continua a evoluir e a mudar a maneira de utilização dos materiais na escolha e aplicação de um determinado material a um projeto de produto.
Partindo para os materiais, Teixeira começou com a madeira, dandouma breve introdução sobre o material mais usado desde os primórdios até os dias de hoje. Antes de falar das propriedades em si, deve-se estudar o básico da estruturação de uma arvore para que assim se possa entender como seu lenho de desenvolve e como o direcionamento das fibras podem interferir nos diversos tipos de corte. Ainda em madeiras, existe a explicação e apresentação das propriedadesfísicas e químicas desse material, suas vantagens e desvantagens bem como meios para revestir e dar melhor acabamento as peças de madeira. Ainda explica-se o que seria a madeira transformada e os tipos de revestimentos para essas madeiras diferenciadas e algumas mais resistentes que a própria madeira maciça. As máquinas para trabalhar a madeira também são estudadas para que seja possível que oleitor compreenda como manusear e trabalhar com esse material.
Passando para a parte do papel, a autora explica o processo de criação do papel mais antigo, que apesar do processo não ser mais utilizado, o conceito continua o mesmo desde o primeiro papel criado, o que mudou foi o modo e as matérias primas para a fabricação desse material. Teixeira explica detalhadamente as características epropriedades desse material e também coloca as categorias dos papeis. Especificamente, explica as definições e os tipos de papeis cartão e papelão.
Considerado um material muito novo no mundo dos materiais, o metal é apresentado pela autora desde os minerais e as rochas existentes, para depois explicar a estruturação molecular do metal além de suas características, propriedades mecânicas e químicas. Alémdisso, há uma diferenciação entre os materiais feitos a partir de metais ferrosos, como o ferro fundido e o aço, e os feitos a partir de metais não ferrosos, que seriam de cobre, zinco, chumbo, estanho, latão, bronze, alumínio e magnésio. Para finalizar a parte de metais, a autora explica as diversas técnicas de fabricação usadas para a modelagem das peças feitas e metal.
Na parte sobre gesso,a autora faz uma pequena introdução informando alguns usos antigos do gesso, como as estátuas gregas, e também o inicio da produção desse material. A origem, a extração, composição do material, processos de obtenção também são explorados e explicados detalhadamente. Também são abordadas as características, como a cor, e as propriedades que dizem respeito à plasticidade, higroscopicidade,...
tracking img