Atividades ludicas em biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: Este artigo tem por objetivo demonstrar, baseado em estudo de como a utilização do lúdico no ensino de ciências biológicas pode ser motivador. Tanto prática quanto na teoria o lúdico podecontribuir como material de apoio para a construção de um aluno mais ligado com a realidade do meio em que vive.
Conclui-se que para acontecer é necessário interesse e boa formação docente onde eleesteja apto aprender a brincar, mais ainda assim permitindo que estes posicionem- se criticamente em relação às seus presentes ou futuras atividades pedagógicas, desenvolvendo a consciência de que serprofessor é assumir uma postura pedagógica não só de investigação ou conhecimentos, e educar não é um ato ingênuo, indefinido, imprevisível, mas histórico, cultural, social, psicológico, afetivo,existencial e acima de tudo político.
Palavras Chave: Prática Docente, Lúdico, Jogos Pedagógicos

1 INTRODUÇÃO

A educação é a mola propulsora da sociedade, ela constitui-se como direito de todo serhumano. (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948).
O objetivo fundamental do ensino de ciências é dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato,levantar hipóteses, testá-las, ou até mesmo abandoná-los quando for o caso, mais trabalhando de forma a tirar conclusões sozinhas.
Partindo da problemática de como deve ser a prática docente no ensino deciências biológicas, objetivamos a responder, como deve ser a prática no ensino de ciências biológicas e quais recursos podem ser utilizados para que haja uma efetiva interação docente e discente. Osestudos sobre o jogo mostram que não se pode conhecer nem educar uma criança sem saber por que e como ele brinca.
ANDRADE (1994) afirma que: “importa primeiro os próprios professores saibam brincarpara estarem em condições de partir do jogo das crianças e a ele regressarem” (p.80).
Neste sentido, entende-se que é de fundamental importância oportunizar aos educadores experiências lúdicas e...
tracking img