Projeto editorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Design Editorial - Revista Fraude

I. Apresentação
A revista Fraude é uma publicação de jornalismo cultural produzida pelo Programa de Educação Tutorial da Facom-UFBa. Desde o primeiro número, em junho de 2004, caracteriza-se pela busca do experimentalismo em todas suas etapas de produção: redação, captação de recursos, assessoria de imprensa e diagramação.
É em relação àdiagramação que a revista tem mais se destacado nos seus primeiros cinco números para o seu público-alvo (estudantes universitários das áreas de Comunicação, Humanas e Artes, especialmente da UFBa), por exibir um jeito incomum de composição das páginas, pouco visto nas publicações mais famosas.
O trabalho proposto aqui pretende sanar uma das principais críticas à diagramação da revista, a falta decontinuidade. Esta falta de continuidade pode ser percebida em dois aspectos principais. O primeiro deles é a falta de um projeto gráfico consistente. Segundo Jan White, os elementos presentes no projeto gráfico estabelecem a unidade de uma revista:
Diagramas (estruturas da página); sinais do logo repetidos; colocação dos elementos repetitivos no mesmo lugar; cor; tratamento do Box; característica da arte;formato das páginas padronizadas; qualquer coisa que acontece mais de uma vez; e tipo. (WHITE, 2007)
Nos primeiros números da revista não são encontrados continuidade nem na estrutura, paginação e numeração, selos de editorias, tipografia (nem família nem tamanho). Essa deficiência é facilmente percebida pelo leitor, que precisa de elementos de redundância para apreender o caráter de um produtográfico.
O segundo grande problema é a incoerência entre as edições diferentes. A cada ano são novos bolsistas responsáveis pela revista, e o domínio de técnicas de design editorial e comunicação visual aplicadas ao meio revista oscila bastante.
A proposta de trabalho aqui é, portanto, um manual de diagramação da revista Fraude. Pretende-se apresentar, de forma didática e aplicada, os elementosda comunicação visual em sentido lato, as especificidades do design de revista, o projeto gráfico a sua aplicação, além de técnicas de processo criativo aplicadas ao design.
II. Delimitação do problema
A revista Fraude é produzida por um grupo de alunos de graduação dos cursos de Jornalismo e Produção Cultural, bolsistas do PetCom. Assim como os outros projetos desenvolvidos pelo programa, aatividade tem como objetivo principal formar os alunos através da experimentação em atividades práticas que relacionem pesquisa, ensino e extensão.
Uma das etapas mais desafiadoras é justamente a da diagramação da revista. A ausência de uma discussão mais aprofundada sobre o design editorial se reflete na inconstância visual em um mesmo número, quanto na falta de continuidade entre mais de umaedição.
Aspectos como tipografia, malha gráfica, indicação de editorias, espaços em branco, entre outros, não se mantêm entre as edições, o que dá a desagradável impressão de amadorismo.
Parte do problema pode ser explicado pela histórica falta, na faculdade, de disciplinas que tratem de jornalismo visual ou design. A formação dos alunos diagramadores dos produtos impressos geralmente é amadora,autodidata e centrada sobre as habilidades nos softwares de editoração.
Porém, concordamos com a constatação de Rodolfo Fuentes (2006, p.13) que diz que o “problema atual do design gráfico é que ‘temos muita tecnologia, pouca metodologia e nada de filosofia’”. Formular um projeto gráfico faz-se necessário para servir de horizonte na produção dos próximos números da revista, mesmo que seja para servirde proposição primeira a ser evoluída ou superada em anos vindouros.
Também deve ser levado em consideração as possibilidades materiais e técnicas que estão a disposição do grupo PetCom. De um lado, o baixo orçamento para a criação da revista traz algumas limitações: As primeiras são de ordem técnica e física. O orçamento do programa só permite uma revista com miolo preto-e-branco com,...
tracking img