Resenha livro contrate e mantenha as melhores pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO MARANHENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IMEC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha Crítica










CONTRATE E MANTENHA AS MELHORES PESSOAS








Edilene Silva Braga









São Luís- Maranhão
2011
RESENHA CRÍTICA DE:
CONTRATE E MANTENHA AS MELHORES PESSOAS
































RESENHA CRÍTICA

TRACY, Brian.Contrate e mantenha as melhores pessoas, 102p

1. CREDENCIAIS DO AUTOR:
Brian Tracy, requisitado palestrante na área de aprimoramento pessoal e profissional, nasceu em Vancôver , no Canadá , em 1944. É autor de mais de 20 livros entre eles As leis universais e O poder do charme, este em co-autoria com Ron Arden.

2. INTRODUÇÃO

Contrate e mantenha as melhores pessoas, é um livro compacto e defácil leitura o qual ensina em 21 lições como construir uma empresa vencedora. Salienta a necessidade de se atrair e manter bons profissionais,
A obra oferece uma série de estratégias, que ajudarão o leitor a agir da maneira mais adequada durante a seleção e contratação de profissionais qualificados, e apresenta dicas para mantê-los continuamente motivados a dar o melhor de si para aorganização.
O fato de que a maioria das pessoas se tornam gerentes por acaso, Seja em conseqüência do sucesso, da experiência, de uma promoção ou de alguma necessidade da empresa. E geralmente, essas pessoas não estão preparadas para selecionar e manter os seus melhores profissionais, Pois isso é uma habilidade, uma arte que só se aprende com o tempo à medida que adquirimos experiência.
Do capítulo I aoIV, enfatiza o processo seletivo como a chave para o sucesso do gerente e da organização. A habilidade de selecionar os melhores profissionais e de poder tornar um futuro realidade. Contratar profissionais competentes, eficientes e comprometidos faz com que muitas das vezes as coisas funcionem bem.
Antes de começar a busca é necessário saber com clareza os resultados esperados de quem irá ocuparo cargo, as habilidades necessárias para alcançá-los e os atributos pessoais.
Contratar mal sai caro. Além dos custos diretos e indiretos, há o tempo perdido, o tempo gasto entrevistando, contratando e treinando esse funcionário.
Definir as habilidades dos cargos também é muito importante, pensar nos mínimos detalhes. Quanto maior for a reflexão sobre a pessoa e o cargo a ser ocupado, melhorserá a decisão no momento da contratação. Recrutar e contratar são responsabilidades contínuas de um gerente.
Observamos que nos capítulos V e VI um roteiro de questionamentos bem planejado e essencial para a condução de uma entrevista com eficiência. Brian nos mostra regras fundamentais para a realização de um processo de recrutamento, mostrando que o perfil de um profissional ideal é serinteligente, trabalhador, ambicioso e simpático. O autor retoma ao ponto de ser paciente buscando o máximo de informações possíveis. Argumenta também que o mais poderoso indicador de sucesso profissional é a auto seleção.
Nos capítulos VII e VIII o autor é enfático na experiência passada do profissional e coloca em questão a contratação de pessoas com experiência – quanto mais, melhor. Atentando aoscurrículos com referências na comprovação das informações passadas pelo candidato se forem verdadeiras, ou seja, é muito importante fazer uma investigação do desempenho passado do candidato a vaga
Ao capitulo lX nos indica a praticar a Lei dos Três onde envolve ambientes, pessoas e equipe, Brian Tracy analisa que com essa metodologia o gestor irá evitar aborrecimentos futuros.
Já no capítulo X nosmostra que o processo de tomada de decisão é fundamental para qualquer gerente e que se devem estabelecer prioridades, se tiver dúvidas em relação aos candidatos tire-as a tempo. Há também, uma técnica que é conhecida como “membro da família”, muito importante para o processo de seleção. A tomada de decisão deve ser no momento oportuno a fim de se evitar aborrecimentos futuros.
O capítulo...
tracking img