Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMEC – INSTITUTO MARAHENSE DE ENSINO E PESQUISA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CONTRATE E MANTENHA AS MELHORES PESSOAS

Aldilenne de Fátima Silva Matos

SÃO LUÍS - MARANHÃO
2011
RESENHA CRÍTICA

TRACY, Brain. Contrate e Mantenha as Melhores Pessoas, 102p.

1. CREDENCIAIS DO AUTOR:
Brian Tracy é um requisitado palestrante na área de aprimoramento pessoal e profissional. Atuou como consultor e deuaulas de vendas, marketing, negociação e motivação para um milhão de profissionais. É autor de mais de 20 livros. É fundador da Brian Tracy International, especializada em treinamento e desenvolvimento de indivíduos e organizações.

2. INTRODUÇÃO
O livro é direcionado aos gerentes, supervisores e executivos realizam ao longo da carreira uma das tarefas mais importantes que é de contratar bonsprofissionais. No entanto, a maioria nunca recebeu treinamento para isso. Muitos fazem contratações de modo aleatório, confiando apenas na própria intuição e em impressões iniciais causados pelos candidatos. Costumam achar todo o processo seletivo desagradável e tentam concluí- lo o mais rápido possível, para poder voltar logo à sua rotina.
O capítulo 1 fala da importância de se contratar osmelhores profissionais pois o sucesso da empresa depende de uma boa seleção, sem ter pressa e com muito cuidado.
Mostra o quanto a seleção deve ser levada sério pela organização e pelo profissional responsável em fazê-la, pois uma seleção feita sem critérios e a contração de profissional não qualificado para a função pode acarretar custos muito altos para a empresa.
O capítulo 2 nos leva a observar aimportância de se definir o cargo antes de qualquer coisa.
Deve-se pensar o cargo e as responsabilidades deste, os resultado que devem ser alcançados, deve ser pensado também as realizações do futuro profissional, quais habilidades deve ter, os traços de personalidade da pessoa a ocupar a vaga.
O capítulo 3 descreve a importância de se contratar a pessoa certa com o exato perfil do cargo a ocuparcom uma descrição clara do profissional que buscam.
Com a descrição de todas as qualidades do pretendente ao cargo leva você a pensar com clareza a tomar uma decisão correta na hora da contratação. Preparar uma lista detalhada com tudo que você considera importante que o canditado fosse, tivesse ou possa fazer. Deve-se pensar também no trabalho em grupo listando um perfil de personalidade que apessoa deve ter para que ele seja aceito e se dê bem com os colegas. Depois de pensado em tudo elabora-se uma perfil ideal para o pretendente a vaga.
O capítulo 4 nos fala da importância de se ter várias opções de busca de novos candidatos, observando o que acontece a sua volta buscando sempre pessoas qualificadas.
Reunir um bom número de candidatos que se adequam ao cargo te dá uma boa chance deescolher o melhor. O primeiro lugar para procurar é olhando para dentro da sua própria organização promovendo uma seleção interna, uma outra forma é pedindo indicações de terceiros e de outras pessoas do seu circulo, pode-se utilizar também dos anúncios de jornais sendo específico na descrição do cargo e rigoroso no momento da seleção atendendo aos critérios que listados no anúncio. Não se encontraum bom funcionário de uma hora pra outra, recrutamento requer tempo e critério.
O capítulo 5 nos coloca na postura de um entrevistador e como e se preparar para uma entrevista.
Perguntar sobre as experiências profissionais do entrevistado, escolaridade que ele espera profissionalmente com relação a esta vaga. Utilizar testes para avaliar a personalidade do candidato é importante. Não falar sobrevocê e sobre a empresa antes de decidir se este é o candidato perfeito para a vaga.
No capítulo 6 fala sobre um indicador de sucesso profissional que é “auto-seleção”, onde diz que candidatos que mostram um intenso desejo na hora da entrevista de trabalhar na empresa que está contratando tinham um ponto em com os que se mostravam ser os melhores gerentes e funcionários a longo prazo.
No...
tracking img