Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMEC – INSTITUTO MARANHENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha Crítica









CONTRATE E MANTENHA AS MELHORES PESSOAS












Iolete da Silva Caldas












SÃO LUÍS - MARANHÃO
2011




RESENHA CRÍTICA DA

CONTRATE E MANTENHA AS MELHORES PESSOASSÃO LUÍS - MARANHÃO
2011


RESENHA CRÍTICA



Brian Tracy. Contrate e mantenha as melhores pessoas, 102p.

1. CREDENCIAIS DOS AUTORES:
Brian Tracy, nascido em Vancôver, no Canadá em 1944. Presidente da Empresa de recursos humanos a Brian Tracy International, com filiais em todos Estados Unidos e mais 31 outros países.

2. INTRODUÇÃO


O livro éconstituído de 21 capítulos direcionado a todos gerentes, supervisores, empresários e executivos com desafios de contratar outros profissionais, os capítulos decorridos são idéias que ajudam a aperfeiçoar essa arte de selecionar, entrevistar, contratar e atribuir funções a profissionais.
O capítulo inicial fala da prioridade de uma contratação, 95% de sucesso de uma empresa é determinadopelas pessoas escolhidas para ingressar nela, por esta razão o ato de conduzir o processo seletivo requer prioridade máxima, gastando o tempo necessário para tomar a decisão correta. As empresas mais bem sucedidas são, em geral, as que tem melhores processos de seleção, criando uma boa reputação para a empresa
O segundo e terceiro capítulos nos orienta a ser objetivo com o cargo a serpreenchido, analisar primeiramente o cargo em questão, a vaga a ser preenchida, ou que, atualmente está preenchida de maneira insatisfatória. Os detalhes relacionados às responsabilidades do cargo deveram ser analisados com cuidados para obter resultados esperados de quem vai ocupar o mesmo. É importante não criar cargo impossível ou esperar que alguém faça milagres, mas, certificar que uma únicapessoa é capaz de desempenhar a função exigida. Estes dois capítulos nos orienta a não correr o risto de anunciar uma vaga em aberto ou sair a procura de candidatos sem antes pensar na descrição clara do tipo de profissional que se busca no mercado.
O capítulo quarto nos diz: Na busca de bons profissionais, amplie seu leque de opões, ou seja, recorra a todos os caminhos possíveis, Hojenão se busca candidatos apenas quando há uma vaga em aberto, é preciso está em modo de contratação permanente, e para isso felizmente é possível encontrar profissionais qualificados em vários lugares, como agências de empregos, anúncios em jornais e na internet, este capitulo visa bem a busca em sua própria equipe, ou seja, por meio de indicação, destaca-se aqui que nenhum funcionário indicaráalguém que não seja confiável para a equipe, portanto, buscar entre os seus funcionários uma indicação para a vaga é um método inteligente e de bons resultados
O capítulo quinto é bem claro sobre a maneira de conduzir as entrevistas com eficiência, adverte sobre uma sequência lógica de perguntas que obtenham informações sobre experiência profissional, grau de habilidade, aspiraçõesprofissionais, hábitos de trabalho e etc. Ficou claro neste capítulo que elaborar uma lista de perguntas com antecedência será bem proveitoso e evitará ao entrevistador de ficar imaginando no meio de uma entrevista qual será a próxima pergunta, assim então ficará atento a tudo que o entrevistado tem a dizer, que aliás, este ponto é bem visível no capítulo, ficar atento a tudo que ele responde, pois quantomais o candidato falar mais se analisa o perfil se é ou não a pessoa adequada para o cargo.
No capitulo sexto está um dos pontos importante do livro onde se fala da autosseleção. A autosseleção é onde o candidato mostra seu desejo de ingressar na Empresa. É considerado um poderoso indicador de sucesso profissional.
O sétimo e oitavo capítulo visa a importância de...
tracking img