Resumo livro 1984

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/cinema/dossier/orwell.pdf - ver esse

O presente livro conta a história de Winston Smith, personagem principal, didadão comum, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido sobre a liderança do grande irmão (Big Brother).Winston, , vive em Oceânia onde o território é governado de forma autoritária pelo Partido. Além da Oceânia, existem Eurásia e Lestásia. Esses dois territórios estão em guerra constante contra a Oceânia pela disputa dos territórios e o objetivo da guerra, contudo, não é vencer o inimigo nem lutar por umacausa, mas manter o poder do grupo dominante, é uma disputa de poder e domínio sobre o próprio povo que eles governam.
A figura do Grande Irmão é a mais importante. Sua imagem está espalhada em cartazes por todos os lados da cidade, que parece estar sempre de olho no povo.
Apesar de estar sempre presente, ele jamais apareceu em público, seu mas o slogan do Partido é “O Grande Irmão zela porti”; seus feitos nas guerras; seu trabalho duro para melhorar a condição de vida do povo da Oceania; e sua liderança firme e constante nas propagandas do Partido, conduz o povo da Oceania a acreditar na sua presença e existência. A eficiência do Partido é maior: faz com que o povo não só acredite na existência do Grande Irmão, mas o ame e o idolatre.

vigiado pelas teletelas e pelas diretrizesdo Partido.

As teletelas são uma espécie de televisão, (aparelhos que transmitem e captam som e imagem) Em todos os lares dos membros do Partido, praças, ruas e locais públicos, as e estão espalhadas por todo território da Oceania. que ao mesmo tempo que transmitem informações vinte e quatro horas, também sãoresponsáveis por capturar áudio e vídeo de quem passa na frente delas. Assim sendo, todos os seus movimentos são vigiados.
Todos deviam tomar cuidado com os pensamentos que sejam contrários ao ideal do Partido porque também podem ser considerados um crime. E é a partir daí que se desenrola a história.
Estado vigia os indivíduos e mantém um sistema político cuja coesão interna é obtida não só pelaopressão da Polícia do Pensamento, mas também pela construção de um idioma totalitário, a Novilíngua, que, quando estivesse completo, tornaria o pensamento das pessoas cada vez mais igual e impediria a expressão de qualquer opinião contrária ao Partido. A idéia do idioma é restringir o maior número possível das palavras, de tal forma que não existiria palavras para expressar oposição ao Partido e ao BigBrother – o Grande Irmão.

Winston questiona a opressão que o Partido exercia nos cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia crimidéia (crime de idéia em novilíngua) e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia.

Winston Smith e todos os cidadãos sabiam que qualqueratitude suspeita poderia significar seu fim. E não apenas sair de um programa de tv com o bolso cheio de dinheiro, mas desaparecer de fato. Os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento quem cometesse crimidéia. Fato comum nos regimes totalitários.

Algo estava errado, Winston não sabia como mas sentia e precisava extravassar. Com quem seria segurocomentar sobre suas angústias? Não tendo respostas satisfatórias, Winston compra clandestinamente um bloco e um lápis (artigos de venda proibida adquiridos num antiquário).

Para verbalizar seus sentimentos, Winston atualiza seu diário usando o canto "cego" do apartamento. Desta forma ele não recebia comentários nem era focalizado pela teletela de seu apartamento. Um membro do Partido (mesmo que...
tracking img