Resenha imagem corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Imagem Corporal e Saúde
Coração Estrangeiro em Corpo de Acolhimento

Com o conceito difundido atualmente de morte clínica cerebral, no qual o corpo “mental” já não realiza as suas funções mas ocorpo “mecânico” ainda mantém as suas características funcionais, torna-se possível a realização dos transplantes e órgãos (entre eles o próprio coração), de forma que a medicina técnica passa aenxergar tais órgãos como simples objetos.
Mas apesar de ser um órgão “mecânico” e que tecnicamente pode-se considerá-lo como peça intercambiável, ainda é o lugar onde as pessoas figuram os valores davida social, espiritual e afetivo-emocionais.
Para um transplantado coordenar de forma paralela a organização psíquica (se esse coração, em si, encerra a sua própria identidade) e fisiológica(adequação corporal do órgão transplantado), passa a ser o maior desafio.
No processo de transplante, onde é feita a secção dos nervos do órgão que será transplantado e o seu posterior religamento no corporeceptor, pode-se supor que um transplantado associe a sua falta de reação às emoções, uma vez que seu novo órgão pode não ter sido totalmente religado aos centros cerebrais subcorticais, suprimindo,em consequência, os circuitos reflexos de adaptação. Apoio psicológico, focando um trabalho de “adoção” do novo coração, permite a este exercer o seu “governo” de maneira homogênea e a reconstituiçãoda funcionalidade do coração, sob todas as suas formas (o coração real – físico, e o coração imaginário – psíquico).
Existem atualmente duas representações contemporâneas referentes ao coraçãoimaginário que são “coração-bomba” e “coração-sentimento”.
A primeira, do “coração-bomba”, é voltado para o racional, onde questões relacionadas à desarmonia do novo órgão como “será que o coração quevão colocar em mim estará de acordo com a minha constituição?” ou “se houver competição no meu organismo, quem vai vencer?” difundem-se. Mas há também pensamentos relacionados à harmonização que,...
tracking img