Resenha do texto as novas tecnologias da comunicação e da informação na escola: - implicações didático-pedagógicas;

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto se inicia com uma breve explicação sobre educação e comunicação, mostrando as diferenças e sua necessidade de caminhar lado a lado. Partindo do pressuposto do mito de que as novastecnologias viriam para substituir os docentes, o que talvez não seja verdade, afinal apesar de toda mídia ser educativa, o conhecimento se faz necessário levando se em conta as necessidades sociais eemocionais, sendo assim imprescindível a presença de um educador.
De acordo com o autor, ainda sim existe uma relutância muita forte contra as novas tecnologias da comunicação, por receio talvez dasubstituição ou da morte da escola (desescolarização), mas, deve ficar ressaltado que a atual sociedade, exige novas qualificações, portanto novas exigências educacionais.
Diante do contexto abordado notexto percebemos o quão importante e necessário é o fazer pedagógico vivenciado no espaço escolar, estando em acordo com a realidade do aluno e da comunidade escolar na qual ele está inserido e o quantoos recursos tecnológicos, quando direcionados de forma a mediatizar o processo do conhecimento formal do aluno, pode influenciar nos conhecimentos do saber fazer do educador.
Com base nestasconsiderações se torna cada vez mais difícil imaginar o dia a dia escolar separado das novas tecnologias da informação e da comunicação. São variadas as expectativas pela chegada destes novos recursos,para alguns a empolgação pelas oportunidades que surgem mediante um novo meio de chegar até o aluno de forma a chamar-lhe a atenção para o "novo", para outros, a impotência de não saber utilizar ou nãoconhecer tão bem quanto o aluno.
Apesar de estarmos na era da tecnologia informacional vemos com uma constante o quanto gera de conflitos para a escola a utilização destas tecnologias. São muitos oseducadores que não sabem quando ou como utilizar esses novos recursos em sala de aula, é preciso que se tenha em mente que a tecnologia deve ir para a sala de aula sempre que estiver a serviço do...
tracking img