Biblia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um Álbum sobre a Bíblia

[pic]

Ana Carolina Dib Arinelli
Caio Pimentel Seguin
Prof.: Maria Carmem Turma:7TQ

Introdução:

A Bíblia é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo, é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão.

1)Curiosidades sobre a Bíblia:

a) Arqueológicas:→Evangelho Segundo Judas:

Acredita-se que o manuscrito, encadernado em couro, tenha sido copiado por volta do ano 300 d.C.Ele foi descoberto na década de 1970, no deserto egípcio de El Minya.

É um evangelho apócrifo, atribuído a autores gnósticos nos meados do século II, composto de 26 páginas de papiro escrito em copta dialectal que revela as relações de Judas com Jesus Cristo sob outraperspectiva: Judas não teria traído Jesus, e sim, atendido a um pedido deste ao denunciá-lo aos romanos.

→Evangelho Segundo Maria Madalena:

O Evangelho de Maria Madalena traz uma nova interpretação de quem teria sido Maria Madalena. Segundo este evangelho, ela teria sido uma discípula de suma importância à qual Jesus teria confidenciado informações que não teria passado aos outrosdiscípulos, sendo por isso questionada por Pedro e André. Ela surge ali como confidente de Jesus, alguém, portanto, mais próximo de Jesus do que os demais.

[pic]

→Quais os documentos mais antigos que trazem trechos bíblicos?

O documento mais antigo que traz um trecho da Bíblia é um fragmento dos Rolos do mar Morto, encontrado próximo da costa do mar Morto em Israel.Escrita em torno de 225 a.C., a passagem é de um dos livros de Samuel que faz parte do Antigo Testamento. O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João.

→Evangelho segundo Tomé:

O Evangelho de foi encontrado numa caverna no Egito em1947. Este Evangelho, escrito em copto, provavelmente em meados do primeiro século. Portanto, ele é um dos documentos mais antigos da tradição cristã, já que os quatro Evangelhos incluídos na Bíblia foram escritos provavelmente entre os anos 80 e 120 dessa era.

b)Pequenas curiosidades:

→Qual a primeira Bíblia completa publicada com a divisão de capítulos e versículos?  

Até boa partedo século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça.

→ A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros;

→ A Bíbliainteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos;

→ É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis;

→ O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jô. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto;

→ O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com umabenção;
2) Razões da importância da Bíblia para cristãos e judeus

Fundamentada na palavra de Deus, a Bíblia transmite um projeto espiritual de vida a judeus e cristãos.

[pic]

Para grande parte da comunidade cristã a Bíblia apresenta soluções para os problemas da humanidade, bem como importantes definições morais. Sendo assim, os textos bíblicos não se resumemapenas a um conjunto de ensinamentos puramente religiosos, como também servem de base para a vida cotidiana do leitor, visando mostrar o caminho para uma convivência harmoniosa com a sociedade. Para os judeus a Torá expõe regras morais e éticas, sendo um texto muito utilizado ao longo da história do mundo ocidental.

[pic]
3) Bíblia e Ciência

Com a evolução...
tracking img