Resenha do livro: superdicas para falar bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

No livro Superdicas para falar bem em conversar e apresentações (Editora Saraiva, 2005), o autor Reinaldo Polito, orienta como se apresentar, se comunicar, em qualquer situação com maisfacilidade e eficácia, se tornando mais agradável. São técnicas úteis para apresentações, palestras, reuniões e para o dia-a-dia.
Em um dos capítulos ele dá uma dica, na verdade um ótimo conselho, equem dá conselho é amigo, por isso é uma dica que merece atenção: seja natural, seja você mesmo. Realmente isso faz diferença, é ótimo não precisar ser o que você não é, isso traz segurança no momentode transmitir a mensagem ao público ou mesmo em uma conversa comum.
O livro aborda tanto o falar quanto o agir nas mais diversas situações, auxiliando na melhora da comunicação para que erros sejamcorrigidos e a convivência e interação com as pessoas se tornem mais agradáveis.
O autor fala também sobre a importância de se preparar com antecedência para uma apresentação, reunindo o máximo deinformações possíveis sobre o assunto, mesmo que já tenha bastante conhecimento do mesmo, assim estará mais confiante, transmitindo a mensagem com segurança e sendo convincente. Também a importância dese ajustar o volume da voz de acordo com o lugar, quando usar ou não um recurso áudio visual, microfone, etc. Os recursos técnicos são bem vindos, no lugar certo e na ocasião certa, sem causardesconforto e sim para auxiliar.
Quanto às expressões “ãããããã”, “éééééé” ou o “né” em momentos que as palavras “fogem”, é muito bem vinda à dica de não se utilizá-las, pois pode dar a impressão de falta deconhecimento do assunto. Da mesma forma o cuidado na expressão corporal como gestos, olhar, postura e outras que podem desviar ou comprometer a atenção dos ouvintes.
As gírias não devem ser usadas,as piadas moderadas.
Deve-se conhecer o público para o qual se está falando usando o vocabulário correto, ou seja, de acordo com a capacidade de compreensão da classe.
São apenas algumas citações...
tracking img