Resenha - super dicas para falar bem - reinaldo polito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

Saber conversar é uma forma de expressão eficaz e necessária para a comunicação, juntando dicas e métodos, conseguimos descobrir que sempre há tempo para refazer nosso conteúdo verbal, nos tornando pessoas muito mais competentes em todos os relacionamentos e em todas as interações de um modo geral. As técnicas e experiências aplicadas nesta resenha são originadas de muitaspesquisas e experiências que o escritor Reinaldo Polito, nos compartilha visando o maior aproveitamento e aplicação do contexto.














2 – RESENHA – SUPERDICAS PARA FALAR BEM

Saber conversar exige uma técnica habilidosa de compreender dicas importantes para sua desenvoltura e capacidade de comunicação, é uma forma de expressão para muitas oportunidades. Contar históriascurtas de vez em quando é uma ferramenta fundamental para quebrar barreiras, aproximando os envolvidos na conversação, porem nunca torne um contador de historias, as pessoas se dispersam com facilidade, deixando confuso o que poderia ser simples.
Perguntas abertas ou fechadas influenciam na interação, no raciocínio e na elaboração das respostas dos ouvintes, deixando a comunicação mais rica enatural. O bom humor sempre tem que estar presente em todas as comunicações, respeitando limites, nível intelectual e publico, pois existe uma barreira invisível que limita o bom humor do vulgar e em nenhum momento essa barreira poderá ser ultrapassada, pois não queremos que nossos ouvintes nos vejam de uma forma totalmente contraria a que queremos transmitir, portanto sejamos bem humorados de uma formainteligente. O uso constante de jargões no início ou final das frases, pode comprometer uma boa comunicação, ficando cansativa e desviando a atenção dos ouvintes e se por eventualidade dar um branco, não se assuste, de ênfase ao assunto anterior que naturalmente a idéia principal irá ressurgir novamente.
Em um diálogo são expostas muitas opiniões e nem sempre são coerentes com o que nós pensamos,caso haja uma divergência de idéias tenha a sensibilidade para enxergar a melhor maneira de mudar o rumo da conversa, pois dessa forma você será gentil usando da sua educação e boa formação podendo utilizar sua gentileza não só em conversas como, por exemplo, ceder lugar em ônibus ou até mesmo segurar a porta de um elevador, seja você mesmo, natural, preservando seu estilo e respeitando suascaracterísticas. Os ouvintes gostam de conversações enérgicas, com envolvimento, entusiasmo e que prenda sua atenção, contendo essas características poderemos ter certeza de conseguimos um excelente resultado, pois os ouvintes são movidos pela emoção, o que conquista a credibilidade das pessoas.
Prepare-se com antecedência, isso demonstrará que você tem envolvimento no assunto, passando maissegurança para os seus ouvintes. Devemos vigiar nosso próprio comportamento, observando se estamos apenas falando por falar ou se estamos conseguindo transmitir a mensagem principal, levando em conta o nível intelectual e a faixa etária das pessoas presentes.
É importante sempre adaptar a mensagem que irá transmitir, de forma que, consiga a atenção e a confiança de seus ouvintes e posteriormente poderáexpor sua opinião. Uma atitude inadequada seria expor sua opinião inicialmente, pois aumentaria ainda mais a resistência dos ouvintes. Evitar a utilização de palavras que transmitam insegurança como, por exemplo: Acho, não sei etc. O Uso dessas palavras podem prejudicar uma conversação e o trabalho de persuadir. Para o uso de aparelhos audiovisuais, deverá ser feito um trabalho muito bem elaborado,utilizando palavras claras, que transmitam com maios facilidade a mensagem empregada. Os textos deverão ser feitos com letras legíveis, contendo títulos e legendas para facilitar a compreensão, evitar o abuso de frases cumpridas e de cores fortes, pois ao contrário dessas regras, fará uma poluição generalizada colocando em risco a apresentação.
As roupas deverão ser formais e adequadas para...
tracking img