Distribuidores e atacadistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância dos Distribuidores e Atacadistas

O segmento da distribuição é fundamental em uma cadeia produtiva. Graças aos distribuidores, os pequenos varejistas têm acesso aos bens produzidos por indústrias de grande porte e os tornam disponíveis para os consumidores dos locais mais distantes. É esse o papel principal do distribuidor: ser o braço da indústria levando os produtos até o mercado,através do atacado e do varejo.
Esses diferentes segmentos empresariais, indústrias, distribuidores, atacadistas e varejistas são os componentes das cadeias de distribuição, que são as empresas responsáveis por conduzir os produtos até o mercado consumidor. Quando se considera também os fornecedores das indústrias, o nome dado a esse conjunto de organizações interdependentes é cadeia produtiva.Essa mudança ocorre porque o conjunto de empresas consideradas passa a englobar aquelas cujas atividades são a transformação de matérias-primas em produtos finais, tornando-os aptos ao consumo.
O distribuidor é muito importante para o fluxo de produtos, pois agrega muito valor para os clientes atacadistas e varejistas. Esse valor agregado é diretamente relacionado à logística. A missão dalogística é levar a “quantidade certa do produto certo ao lugar certo na hora certa e pelo preço justo”.

Razões dessa importância

Pode-se imaginar que os varejistas e atacadistas poderiam comprar seus produtos diretamente da indústria, mas na realidade, isso muitas vezes é impossível. As indústrias produzem grandes lotes e, na sua maioria, estabelecem um pedido mínimo para vendados produtos. Esse pedido mínimo geralmente é grande demais para o varejista e até para o atacadista, tanto em termos do comprometimento financeiro quanto do espaço físico necessários para a armazenagem. Nesse ponto entra o distribuidor, agregando os valores de disponibilidade e acessibilidade aos produtos.
Estoques

Os distribuidores adquirem grandes volumes de produtos das indústrias e osfracionam, ou seja, dividem esses grandes lotes e fazem vendas de quantidades compatíveis às necessidades do atacado e do varejo. Com a proximidade física do distribuidor, os atacadistas e os varejistas podem ter um estoque reduzido, pois o tempo de re-suprimento, aquele entre o pedido e o recebimento da mercadoria é menor.
Pela própria natureza da atividade, o distribuidor possui um sistema devendas e entregas que vai até o cliente, permitindo que ele se abasteça de mercadorias produzidas por inúmeras indústrias, situadas em diversos locais, sem precisar se deslocar do seu estabelecimento e por meio da negociação com um único vendedor.

Pedidos realizados e acompanhamento

Outros valores muito importantes para o atacadista e para o varejista são oferecidos pelos distribuidores,como apoio na entrega dos produtos, suporte na organização da loja e orientação para que seja feito um pedido compatível com a previsão de venda do cliente, evitando investimentos em estoques desnecessários e rupturas ou falta de produtos.
Os pedidos são realizados via fone ou e-mail, e a partir de seu processamento tem um prazo máximo de entrega em 48 horas, dependendo do produto, mas em geral éesse o prazo estabelecido. Formas de pagamento geralmente são no boleto de 7 a 28 dias, ou por depósito em conta.
O segmento de distribuição se fortalece a cada dia e é um relevante responsável pelo crescimento da economia nacional, ligando micro e pequenos clientes a médios e grandes fornecedores, beneficiando sempre o consumidor final e promovendo a qualidade de vida da população.

Entregasdiárias

São entregas diárias que giram em torno de milhões de unidades, que atendem todos os municípios brasileiros – sendo que 90% deles em geral têm menos de 30 mil habitantes. Nesses, as grandes redes do varejo nacional não fincam as suas bandeiras pela inviabilidade comercial. O varejo independente sobrevive pela atuação dos distribuidores dos produtos de largo consumo, que os abastecem...
tracking img