Traumatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) é definido como um tipo de agravo que induz às lesões anatômicas e ao comprometimento funcional envolvendo as estruturas ósseas cranianas e tecidos encefálicos (PORTO, 2007).
Segundo Pereira (2006), anualmente ocorrem cerca de um milhão e seiscentos mil casos de TCE nos Estados Unidos e dez milhões de casos no mundo. De acordo com os dados doMinistério da Saúde do Brasil cerca de dois milhões de pessoas são internadas a cada ano em hospitais da rede pública, vítimas de traumatismos em geral. O TCE constitui-se na principal causa de óbitos e sequelas em pacientes politraumatizados (ROCHA, 2006).
Após um TCE costumam surgir alterações psicosociais como efeito dos transtornos físicos, cognitivos, emocionais e comportamentais no ambientefamiliar. É importante se avaliar o bem estar do jovem considerando sua evolução física e emocional, sua independência e participação social. O jovem afetado sofre alterações nas atividades da vida diária como realizar sua higiene pessoal, alimentação. Pode haver uma melhora gradativa, sendo fundamental o estímulo para o favorecimento da recuperação e independência pessoal.
As sequelas ocasionamtambém problemas em nível social e ocupacional, a mobilidade é afetada, os problemas cognitivos e de regulação do comportamento constituem uma das causas mais relevantes da incapacidade da pessoa afetada.
Devidos às lesões cerebrais a pessoa que tenha sofrido TCE pode apresentar um comportamento infantil, dificuldades na fala e linguagem. É comum a existência de alterações emocionais e de estadode ânimo como a depressão. As atividades recreativas são frequentemente alteradas, o paciente apresenta dificuldade para reintegrar-se (JUNQUÉ; BRUNA; MATARÓ, 2001).
Um dos efeitos mais devastadores do TCE é a dificuldade de reintegração ao trabalho, já que atividade profissional é decisiva para autonomia e independência do indivíduo. Após o TCE também são possíveis transtornos sexuais,dificuldade de manter relações interpessoais íntimas. Cessar ou alterar as atividades sociais e pessoais contribuem diretamente para a deterioração da qualidade de vida do jovem. Os familiares do jovem afetado sofrem um forte impacto em nível pessoal, experimentam os sentimentos de estresse, enfrentam o traumatismo inicial e as mudanças físicas, neuropsicológicas e emocionais que se produzem após otraumatismo (JUNQUÉ; BRUNA; MATARÓ, 2001).
O impacto do acidente é tão devastador para a família quanto para a pessoa acidentada, todo o conjunto familiar é afetado. Existe uma grande dificuldade em aceitar as consequências do TCE, e na maioria dos casos um integrante da família assume os cuidados do afetado (SARACENO, 1997).
Além do impacto psicossocial os acidentes de trânsito geram muitos custoscomo a atendimento pré-hospitalar e internação hospitalar. Custos com a reabilitação contando transporte, procedimentos e equipamentos. A perda de produção causando grande impacto social para as famílias pela diminuição de renda. O custo previdenciário é a soma dos custos incorridos, da empresa e previdência devido ao afastamento e uso do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotoresde Via previdenciários). Surdem ainda gastos com o veículo e institucionais como o trabalho da polícia e os custos associados à via e ao ambiente do local do acidente (DENATRAN, 2005).

TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO

Os TCEs constituem-se numa causa importante de morte e incapacidade (ROWLAND, 2002). Podem ser classificados em três tipos, de acordo com a natureza do ferimento do crânio:traumatismo craniano fechado, fratura com afundamento do crânio, e fratura exposta do crânio. Esta classificação é importante, pois ajuda a definir a necessidade de tratamento cirúrgico.
O traumatismo craniano fechado caracteriza-se por ausência de ferimentos no crânio ou, quando muito, fratura linear. Quando não há lesão estrutural macroscópica do encéfalo, o traumatismo craniano fechado é chamado...
tracking img