Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO VERDE 20 DE SETEMBRO DE 2012

2.0. ESTUDO DE CASO: PACIENTE COM ENFISEMA PULMONAR
2.1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
2.1.1. Identificação:
I. L. S., branca, 75 anos, viúva, 12 filhos, brasileira,pensionista, não alfabetizada residente em Rio Verde Goiás, natural de Jataí Goiás, evangélica. Ex-tabagista, começou o tabagismo de palha com 12 anos de idade, parou com o mesmo aproximadamente coma idade de 62 anos.
Foi admitida na unidade do Pronto Socorro do HPDG, no mês de fevereiro de 2005, onde realizou exames e obteve o diagnóstico de enfisema pulmonar.
2.1.2. Necessidades básicas:Nos últimos anos não tem dormido bem à noite devido à dispnéia noturna, o que tem agravado o caso. Repousa sempre e evita esforços devido à dificuldade respiratória ao realizar atividades físicas.Temdificuldade para fazer caminhadas devido à dispnéia, o hábito alimentar e ótimo se alimenta de verduras, frutas, ovos, leite, queijo, carne vermelha e branca e toma muita água. Eliminaçõesintestinais normais e às vezes tem febre.
Mora em casa própria, de alvenaria, a qual não tem rede de esgoto, porém, tem eletricidade, água encanada e o lixo são coletados pela prefeitura.
Suas atividades delazer incluem costurar, bordar, assistir novelas, conversar com os familiares e os irmãos de igreja, cujo ela frequenta de duas a três vezes por semana.
Procura o médico a cada seis meses e sempreque sua situação de saúde se agrava é levada ao pronto atendimento.



2.1.3. Sintomas:
Dispnéia, taquipnéia, fadiga e dor torácica.

2.1.4. Tratamento:
Evita ficar perto de fumantes, fogãoa lenha, churrasqueiras e faz o uso de inalação.


2.1.5. Situação de Risco:
A cliente fica com a imunidade baixa podendo sofrer outras patologias graves que podem levar ao óbito como pneumoniae/ou câncer de pulmão.


2.1.6. Estatística:
A associação entre o ramo de atividade ou função específica está bem demonstrada em um estudo de base populacional envolvendo 11.447 indivíduos,...
tracking img