Resenha do livro : mitos e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO: MITOS E DESAFIOS


O exercício de qualquer profissão exige de sua operadora competência o que inclui o transito e domínio de seus instrumentos de trabalho, bem como os limites epossibilidades de sua ação profissional. Contudo, a competência técnica não exclui a    competência política     (   Competência política consiste basicamente em servir da melhor maneira possível asnecessidades e anseios de um grupo ou sociedade    ) , necessária para entender a    conjuntura     (   Conjunto de elementos que constituem uma solução (ou um problema) presente    .). O que sequestiona neste breve espaço é o    raciocínio reducionista     (    pensamento com base na teoria filosófica de que fenômenos, teorias e significados complexos podem ser sempre reduzidos, a fim deexplicá-los, a suas partes constituintes mais simples    ) que transforma os operadores judiciários em simples práticos do sistema, acríticos, tarefeiros solícitos de interesses individuais e de grupossociais.

Além de saberem as suas ferramentas, o que podem usar na sua produção, como instrumentos de realização, os operadores judiciários tem de saber utilizá-las da melhor maneira possível, deforma a satisfazer a todos, e não só pequenos grupos. Tem de saber como usá-las no ato de diagnosticar problemas e solucioná-los. Entretanto, com este PENSAMENTO REDUCIONISTA, onde qualquercomplexidade se explica por formas simples e substanciais, ou seja, apenas superficialmente, os operadores jurídicos acabam sendo simplistas demais, de forma a não serem críticos nem formar opiniões maiselaboradas. Apenas atendendo ao que exigem dele, sem demonstrar interesse em valorizar interesses também maiores, e não só de quem o solicita.

O primeiro mito, considerando um mal crônico dentrodos cursos jurídicos, é "perceber-se" o sistema normativo como fechado, desligado do sistema político-social e,de modo especial, dos interesses subjacentes que perpassam todo o aparato jurídico. Dito...
tracking img