Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pedagogia

CCI 6 – Planejamento e avaliação nas relações de ensino e aprendizagem.

Professora: Divaneide Lira Lima Paixão
Monitoras: Rafaela Nunes Marques e Hedvane Souza
Estudante:Raquel Cordeiro de Souza
Turma: NAA

Resenha

Referência: Hoffmann, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio uma perspectiva construtivista.41ª. ed. Porto Alegre: Mediação,2011. 104 p.

Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista

Jussara Hoffmann é graduada em Letras pela UFRGS e mestreem Avaliação Educacional pela UFRJ. Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e Médio. Foi professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS durante vários anos, ondedesenvolveu pesquisas e projetos de extensão na área da avaliação e da educação infantil. Atualmente é consultora em educação e diretora da Editora Mediação de Porto Alegre.
O livro trata sobreavaliação seus mitos, desafios e mediações.
A avaliação um monstro de várias cabeças, tanto para o aluno quanto para o educador, separar as funções de educar e a avaliar, se torna cada vez mais difícil,assim eles acabam fazendo mau uso da avaliação. Esquecem que ela também é um instrumento de investigação.
O mito é decorrente de sua estória que vem mantendo os fantasmas do controle e do autoritarismohá muitas gerações. O maior dentre os desafios é ampliar-se o universo dos educadores preocupados com o fenômeno avaliação, ampliar a discussão do interior das escolas e toda a sociedade.
A autorafala sobre as rodas de discussões promovidas por ela mesma, entre professores que falam sobre experiências vividas, traumas e angústias em torna do assunto avaliação.
O uso equivocado dos testes, quena realidade visam a investigação do aprendizado do aluno, mas o uso que se tem feito é somente para constatar se ele é bom ou ruim.
A mediação nada mais seria, que uma reorganização do saber,...
tracking img