Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4719 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://comoesquecer.files.wordpress.com/2010/07/ufrj-minerva_oficial_nova.jpg | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FARMÁCIA INSTITUTO DE BIOQUÍMICA MÉDICA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Francisco Prosdocimi ALUNA: Aline Mayara de Sá Giovana Carniel de Oliveira Márcia Tavares Pereira ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICARJ, 21/11/2012 |
Questões:

1. A partir do século XX, a idéia de que a vida possui propriedades únicas, maravilhosas e desconhecidas (vitalismo) começou a morrer. Finalmente, através dos estudos de genética e bioquímica, era possível associar as ciências físicas, químicas e biológicas num só contexto amplo e coerente. A biologia molecular trouxe, para a biologia, um tipo derigor lógico e matemático antes só aplicado nas ciências exatas. (a) Quais os desenvolvimentos você acredita que permitiram à biologia integrar-se à química e a física, matando assim o vitalismo? (b) Qual a relação moderna entre a física, química e biologia? (c) O que você pensa que ocorrerá no futuro com essas disciplinas?
R: (a) Devido a grandes estudos e descobertas na Bioquímica e naGenética, a teoria do vitalismo acaba sendo derrubada. A união das ciências (exatas e biológicas) trouxe à tona o estudo da Biologia Molecular. A Biologia Molecular é o estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interações entre os diversossistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. É um campo de estudo alargado, que abrange outras áreas da Biologia e da Química, em especial Genética e Bioquímica. Não existindo distinções muito definidas entre as disciplinas mencionadas, pode-se considerar a Biologia Molecular na interface entre a Bioquímica e a Genética. A Biologia Molecular ocupa então um espaçopróprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação,transcrição e tradução do material genético. Muitas investigações feitas em Biologia Molecular são relativamente recentes, e muitos trabalhos tem sido feitos recorrendo-se à Bioinformática e Biologia Computacional. Estes recursos tornaram o estudo da estrutura e função de genes, ou Genética Molecular, umdos campos mais proeminentes em Biologia Molecular.
R: (b) Em tempos antigos, o estudo objetivo da natureza era conhecido como filosofia natural. No final dos tempos medievais e início dos tempos modernos, a interpretação filosófica da natureza foi sendo substituída por uma aproximação mais científica usando o método indutivo. No século XIX o estudo da ciência recebeu uma atenção maior dosprofissionais e instituições, surgindo assim o nome mais moderno de ciência natural. O termo ciência natural é também usado para distinguir os campos que usam o método científico para estudar a natureza, das ciências sociais e ciências humanas, que usam o método científico para estudar o comportamento e sociedade humana; e das ciências formais, como a matemática e a lógica, que usam uma metodologiaexata.
R: (c) Creio que essas ciências continuarão existindo, talvez com os mesmos nomes, talvez não, mas seus fundamentos sempre existirão. Mas com certeza elas irão avançar cada vez mais. Sempre será impossível observar as ciências por uma só óptica, sendo também impossível isolar as ciências uma vez que elas estão perfeitamente interligadas.

2. (a) Quando aprendemos bioquímica, estamosestudando a bioquímica de quais tipos de organismos? (b) Em que consiste a chamada “Lógica molecular da vida”?

R: (a) Estudamos a bioquímica de todos os seres vivos, sejam eles macroscópicos ou microscópicos, sem distinção, sejam vegetais, animais, humanos, ou qualquer tipo de organismo. As estruturas celulares, físicas, químicas e biológicas são muito semelhantes.
R: (b) A “Lógica molecular da...
tracking img