Feldspatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monografia de Mineralogia
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Docente: José Feliciano Rodrigues Discente: Inês Vida Larga LCEEMG

2011
Feldspatos

[MONOGRAFIA DE MINERALOGIA] 14 de Junho de 2011

Índice
Introdução ..................................................................................................................................... 3 Estrutura do mineral..................................................................................................................... 5 Grupos de Feldspatos .................................................................................................................... 7 Feldspatos alcalinos: ................................................................................................................. 7Plagióclases: .............................................................................................................................. 9 Usos, aplicações e produção mundial ......................................................................................... 12 Conclusão.................................................................................................................................... 14 Bibliografia .................................................................................................................................. 15

LCEEMG| Introdução

2

[MONOGRAFIA DE MINERALOGIA] 14 de Junho de 2011

Introdução
A palavra feldspato deriva do alemão feld (campo) + spath (pedra). Os feldspatos são tectossilicatos que constituem um dos grupos de mineraismais importantes, pois a nível da crusta terrestre perfazem mais de 50% da sua constituição, fazendo deste grupo o mais abundante. Este mineral está amplamente distribuído no planeta, estando presente em rochas magmáticas (havendo excepções como algumas rochas ultramáficas), em filões, pegmatitos, gnaisses, xistos, na areia das praias (sedimentos arenosos) e muito mais (feldspar. In Wikipedia).Quimicamente falando, o feldspato é considerado um aluminossilicato (ou silicato de alumínio) de cálcio, potássio ou sódio (feldspato. In Infopédia). Este sucumbe facilmente à erosão e meteorização, podendo transformar-se em argila. Possui uma dureza que ronda o grau 6 segundo a escala de Mohs e tanto pode ter uma simetria monoclínica (por exemplo a microclina) ou triclínica (por exemplo a anortite).Tem uma densidade baixa, entre 2,55 a 2,76 e este também possui brilho não metálico – que geralmente é vítreo, com excepções. Apresenta clivagens perfeitas de duas direcções (feldspar. In Wikipedia). Actualmente conhecem-se cerca de 20 membros, porém apenas nove destes são bem conhecidos e mais comuns, sendo eles: (The Feldspar Group of Minerals. In Amethyst Galleries)          AlbiteOligoclase Andesite Labradorite; Bytownite; Anortite. Microclina; Sanidina; Ortoclase.

Grupo das Plagióclases

Grupo dos Feldspatos Alcalinos

Os feldspatos estão divididos em dois grupos, sendo estes os feldspatos alcalinos ou as plagióclases. Cada grupo de feldspatos possui soluções sólidas diferentes (também designadas séries isomorfas). Uma solução sólida é uma solução que contem um ou maissolutos em estado sólido num solvente. Esta pode envolver mais do que dois termos extremos, em que no caso dos feldspatos, costuma envolver três termos diferentes (figura 1). A formação de uma solução sólida não abrange todas as proporções dos componentes e vai depender da temperatura.

LCEEMG| Introdução

3

[MONOGRAFIA DE MINERALOGIA] 14 de Junho de 2011

Figura 1 – Fases sólidashomogéneas e estáveis, no sistema Or-Ab-An (Ortoclase – Albite – Anortoclase), a altas (esquerda) e baixas (direita) temperaturas.

LCEEMG| Introdução

4

[MONOGRAFIA DE MINERALOGIA] 14 de Junho de 2011

Estrutura do mineral
A fórmula teórica do feldspato é MT4O8. Nas iniciais M e T, corresponde um certo elemento, e estes variam consoante o grupo de feldspatos a que pertence. A figura...
tracking img