Resenha desenvolvimento humano na teoria de piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Pedagogia Integral / Psicologia II

Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget

Jean Piaget dedicou seus estudos ao desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento. Sua pergunta disparadora para suas pesquisas foi 'Como o conhecimento é construído?' E para tal trabalho fez experiências até mesmo com seus filhos. Segundo ele, as evoluçõesse dão por meio da evolução biológica do ser.

Piaget, em seu trabalho, divide o desenvolvimento da criança em quatro grandes fases:

Fase 1 - Sensório-motor (0 - 2 anos): A criança não emprega a linguagem, mas suas ações e percepções. Neste período a criança trabalha apenas com seus reflexos, ou seja, suas reações hereditárias como a sucção e o apanhar os objetos. Após um tempo com sua eestrutura biológica lhe permite o sentar, andar, e até mesmo falar mesmo que por meio de imitações do meio que o cerca. Além disso, com o desenvolvimento neurológico, surge o que se chama de objeto permanente, ou seja, a criança tem o um controle maior no ambiente no qual se encontra, como saber que um objeto é existente mesmo que não esteja em seu campo de visão, e também suas escolhas afetivasentre objetos e pessoas. Aparece também outro conceito, o da causalidade - entender os efeitos dos objetos entre si, a criança acredita, primeiramente, na causalidade mágica, ou seja, que o objeto age por si só. Não há diferenciação entre meios e fins. Ação interiorizada não-reversível.

Fase 2 - Pré-operatório (2 - 7 anos): É o chamado estágio da representação, ou seja, a capacidade de pensar umobjeto através de outro. A criança também desenvolve um egocentrismo, pois como ainda está centrada em si, não consegue ver o ponto de vista do outro e também não consegue ter um relação social em conjunto. Nessa fase há o aparecimento da linguagem. Ela passa também a se reconhecer no espelho, o que na fase anterior não acontecia. Também desenvolve a imitação. Adquiri a coordenação motora-fina,onde é possível ter um controle mais objetivo ao segurar objetos.

Fase 3 - Operatório concreta (7 - 11/12 anos): Início da construção lógica, ou seja, é capaz de estabelecer relações de modo afetivo e cooperativo com outras pessoas, não mantendo o egocentrismo, e também ter autonomia de pensamento pessoal. Pensamento concreto. A criança adquire o dom de diferenciação dos objetos em que épossível ver os erros e corrigi-los. Ela opera ações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas. A fala é empregada com o fim básico da comunicação. A criança adquiri o aperfeiçoamento dos conceitos de tempo, espaço e velocidade. É nesta fase que a criança apresenta o conflito entre o dever e o prazer, e começa a organizar seus valores morais como o respeito mútuo, a honestidade, ocompanheirismo e a justiça. E é neste período que a criança sente a necessidade de fazer parte de um grupode amigos, indiferentemente de meninos e meninas, porém no final do período a sociabilidade com o sexo oposto diminui.

Fase 4 - Operatório formal (11/12 anos em diante): Fase da adolescência. Capacidade de raciocinar logicamente com hipóteses verbais e não apenas com objetos concretos. Ele passa abuscar hipóteses gerais que possam explicar fatos observáveis. É capaz de pensar sobre seus próprios pensamentos e sentimentos, como se fossem objetos, e o raciocínio formal vai além das observações. O adolescente manifesta um tipo de egocentrismo onde atribui poder a si e ao próprio pensamento, ou seja, julga que somente ele está certo, e manifesta uma “crise” de independência perante os adultos,onde não quer aceitar regras e anseia pela liberdade, porém ainda continua dependente dos pais ou responsáveis.

Segundo Piaget, o desenvolvimento da moral na criança também acontece de forma gradativa. Ou seja, a moral evolui de acordo com a idade. A princípio há uma anomia (ausência da moral). Em seguida a criança possui uma moral heterônoma, a qual é baseada no respeito e na obediência....
tracking img