Resenha de o manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O manifesto do partido comunista
Burguesia e Proletariado
A história da sociedade é a história da luta de classes. Divididos em dois diferentes grupos: a burguesia e o proletariado.
A sociedadeburguesa apenas substituiu as antigas classes por novas. Nascem os primeiros elementos da burguesia.
Com a intensificação dos de troca e mercadoria, deu-se um impulso nunca visto ao comércio, ànavegação e à indústria. O funcionamento feudal e corporativo não estava satisfazendo o crescimento das demandas à abertura de novos mercados. A manufatura substitui-o. Porém, a manufatura tornou-seinsuficiente com o grande número de demandas, dando lugar a indústria moderna.
A grande indústria criou o mercado mundial. À medida que se desenvolviam, a burguesia crescia, multiplicando seus capitais.A burguesia desempenhou um papel revolucionário decisivo na história; transformou o médico, o padre, entre muitos outros em assalariados. Reduziu tudo a mera relação monetária.
A burguesia obrigoua introdução da chamada civilização. Submeteu o campo à dominação da cidade. Aglomerou a população, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos.
Com isso,civilização em excesso, indústrias em excesso, tudo exagerado. Com tanto poder as relações burguesas se tornaram estreitas demais para conterem a riqueza que produziram.
As armas que a burguesia usou contra ofeudalismo voltam-se agora contra ela mesma. O proletariado se opõe a burguesia.
De todas as classes, somente o proletariado é uma classe realmente revolucionária. As outras classes tendem adesaparecer com o desenvolvimento da grande indústria.

Proletários e comunistas
Os comunistas não são um partido a parte entre os outros partidos operários. Não tem interesses distintos. São a fraçãomais decidida, mais mobilizadora dos partidos operários.
O objetivo imediato dos comunistas é a formação do proletariado em classe, derrubada da dominação burguesa, conquista do poder político pelo...
tracking img