Ad1 e atividade opito - sociedade e organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação a Distância – AD1
Sociedade & Organizações
 
Atividade
 
Primeiramente, você deverá realizar a leitura do estudo de caso OPITO, a seguir baseado na teoria das aulas e nas informações do caso responda as questões que estão abaixo.
O objetivo desta atividade é levar você ao entendimento mais profundo da transformação que ocorre no mercado de trabalho, apontando tendências edinâmicas do mesmo tanto no presente como também para futuro. Este conhecimento é particularmente relevante devido ao ambiente organizacional ser dinâmico e as interações entre os funcionários e empresas serem os pilares do sucesso ou insucesso das organizações.
 
Bom trabalho!
1ª Questão:
Relação social é o produto da interestimulação envolvendo dois ou mais indivíduos assim como organizações.  Apartir desta premissa explique e exemplifique como se institucionaliza as relações entre os indivíduos e as organizações?
 As relações que se estabelecem nas organizações operam no plano público e impessoal, são relações coletivas, pois abrangem e conectam coletividades que possuem finalidades definidas e que caracterizam um grupo social.
As relações organizacionais por tem um objetivo comum,possuem estabilidade e se identificam por possuírem expectativas de comportamento que se baseiam em valores padronizados por normas institucionalizadas.
Como exemplo das relações sociais organizadas, podemos citar as relações sociais educacionais, culturais, políticas, jurídicas, religiosas, de trabalho, de lazer etc.
Já as relações sociais não-organizadas são provocadas por estímulos interpessoais,são de caráter informal e se caracterizam de uma maneira distinta das relações organizadas.
E como exemplo das relações não organizadas, temos aquelas construídas por pais e filhos, comungadas por maridos e esposas, entre amigos e colegas de trabalho e as cultivadas por namorados, familiares ou vizinhos.
O indivíduo ocupa, em cada grupo de que faz parte, uma posição que lhe assegura direitos elhe impõe deveres. É essa relação de troca que lhe permite ser considerado uma pessoa social.

 2a Questão
A Revolução Industrial propiciou uma mudança radical no modelo de produção até então existente. Explique e exemplifique as conseqüências, em termos sociais e econômicos desta revolução?
 A Revolução Industrial representou o triunfo da indústria capitalista que foi dominando e assumindo ocontrole em todos os aspectos da Sociedade, ela dominou as máquinas, as terras, as ferramentas e mentes. Ela transformou os trabalhadores em explorados e se tornou dono do produto de trabalho destes. Os homens deixaram de ser donos do seu trabalho para serem explorados.
Com a Revolução Industrial, nascia um novo estilo de vida, baseado na vida urbana e na sociedade de consumo, que tornava asobrevivência de cada um totalmente dependente da produção dos outros.
O consumo para a sobrevivência tornou-se algo obrigatório. No entanto, a maioria da população trabalhadora não tinha acesso a esse consumo.
À medida que a sociedade capitalista se consolidava, eram percebidos a desintegração e o isolamento de costumes e instituições. O Artesão foi substituído pelas máquinas e ficou subjugado aintensas normas de conduta em suas relações de trabalho. Além destes, os pequenos proprietários rurais também desapareceram, o que ocasionou um grande trauma à Sociedade.
Ainda como conseqüência da rápida industrialização podemos citar: o aumento da prostituição, do suicídio, alcoolismo, infanticídio e criminalidade em geral.
Temos uma sociedade então que se viu obrigada a mudar o seu estilo devida para conseguir um meio de sobreviver e se manter.

 
3a Questão
Nos tempos atuais, as transformações que a sociedade industrial e capitalista vem sofrendo tem provocado mudanças na estrutura e organização do trabalho. Explique as causas destes processos, exemplificando?
Atualmente nós vemos uma sociedade envolvida pela globalização e um sistema produtivo altamente competitivo, então, o...
tracking img