Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



































[pic]













































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 43 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Juntando a Responsabilidade Social com a Responsabilidade Ambiental surgiu a Responsabilidade Socioambiental. Na verdade nunca existiu essa separação. Apenas o homem conseguiu perceber que tanto o ser humano depende de uma sociedade mais justa como de um local adequado para se viver.


Falamos sobre uma mudança deconduta no presente, para que possamos viver o futuro sem sofrer os danos por ter negligenciado essa responsabilidade.


É de suma importância, que as questões abordadas nesse trabalho, saltem das folhas virtuais e estejam infiltradas, não apenas na nossa mente, mas, em nosso dia a dia.




Responsabilidade socioambiental

Da junção dos conceitos deresponsabilidade social e ambiental, surgiu o conceito de responsabilidade socioambiental. A Responsabilidade Social é entendida como aquela que cuida dos interesses das pessoas em sentido amplo. A Responsabilidade Ambiental surgiu com a percepção de que os recursos naturais podem se esgotar com a ação predadora do homem. Isso ocorreu quando terríveis acidentes industriais, além de deixar doente e até matarpopulações, também degradaram os recursos naturais que serviam de insumos para a própria indústria.

A Responsabilidade Socioambiental não é um simples jargão do novo século. É apenas a percepção de que tanto recursos naturais como humanos precisam de cuidados especiais e que nenhum dos dois podem ser dissociados pois são parte de um mesmo ambiente. (Apresentação doAdministrador Marcos Augusto)

Problemas ambientais da atualidade

Enfrentamos graves problemas urgentes, como o aquecimento global, desmatamento, extinção de espécies, desertificação, sem falar na escassez de água pura em um futuro bem próximo.
Acompanhamos nos jornais, nas revistas, entre outros informativos, grandes catástrofes climáticas e as mudanças queestão ocorrendo no clima em todos os lugares do mundo, os desertos aumentando. Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
O desmatamento começou desde o descobrimento do nosso país, com os portugueses que estavam interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa. Hoje a derrubada ilegal de arvorescontinua, depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as derrubadas ilegais de árvores.
A desertificação também aumenta rapidamente através da ação humana ou processo natural, devido o desmatamento o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil.

No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste(região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Matogrosso e Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetado atualmente pela desertificação. (Apresentação do site consciencia.org)



Esses problemas levantam questões preocupantes sobre a sobrevivência humana e o futuro do planeta.

O crescimento econômico mundial, aconstante degradação do meio ambiente e a possibilidade de exaustão dos recursos naturais colocam em risco a sociedade mundial, com o desequilíbrio da proteção do meio ambiente e nos trará um horizonte de profundas mudanças climáticas causando provável escassez de alimentos e água potável. (Apresentação do site artigonal.com)


Todos estes problemas levam à busca de um...
tracking img